A previsão indica chuvas generalizadas e risco de temporais entre domingo e segunda-feira / Foto de Robyn W/Pexels
Continua depois da publicidade
Um novo centro de baixa pressão começa a se organizar entre o Centro da Argentina e o Uruguai neste fim de semana, com tendência de se transformar em um ciclone na altura do Rio da Prata entre domingo (16) e segunda-feira (17). Embora o fenômeno não deva atingir diretamente o território brasileiro, os reflexos serão sentidos em várias regiões do país.
Modelos meteorológicos apontam que o sistema avançará de Oeste para Leste, se aprofundando sobre o Atlântico Sul antes de se afastar do continente.
Continua depois da publicidade
Diferente do episódio anterior, registrado no início do mês, o novo ciclone não deve provocar ventos intensos nas áreas costeiras do Sul do Brasil, mas a frente fria associada a ele deve causar instabilidades significativas.
A previsão indica chuvas generalizadas e risco de temporais entre domingo e segunda-feira nos estados do Sul, com possibilidade de vendavais e queda de granizo em pontos isolados.
Continua depois da publicidade
Na sequência, o sistema se deslocará em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, levando o mau tempo também para essas regiões no começo da semana.
O último ciclone, formado entre os dias 7 e 8 de novembro, deixou um rastro de destruição, com nove mortes e ventos acima de 100 km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Desta vez, apesar da trajetória mais ao Sul, autoridades reforçam a importância do monitoramento e da atenção aos alertas meteorológicos para evitar novos impactos severos.
Continua depois da publicidade