A tendência é que a instabilidade se intensifique já na quinta-feira (7) / Frame METSUL/Divulgação
Continua depois da publicidade
Um novo ciclone extratropical começou a se formar sobre o Sul do Brasil e já altera as condições do tempo, especialmente no Rio Grande do Sul. O fenômeno chama atenção por sua intensidade e pela possibilidade de influenciar o comportamento do clima em outras regiões nos próximos dias.
A partir desta quarta-feira (6), a formação do ciclone passa a afetar o tempo nas regiões gaúchas, com aumento da nebulosidade e chance de chuva isolada principalmente na parte Norte do estado.
Continua depois da publicidade
A tendência é que a instabilidade se intensifique já na quinta-feira (7), quando um centro de baixa pressão atmosférica avança e leva chuva mais abrangente para diversas áreas, em especial as faixas Central, Norte e Leste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (8), a circulação do ciclone já estará atuando sobre a costa gaúcha, mantendo o tempo instável, com chuva fraca e garoa em várias cidades da Metade Leste do estado, inclusive em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a Metade Oeste deve ter tempo seco, com presença de sol e sensação térmica mais baixa devido ao ar polar.
Mesmo com o afastamento gradual do ciclone no sábado (9), os efeitos do fenômeno ainda poderão ser sentidos no Leste gaúcho, com possibilidade de chuvas ocasionais na capital e região metropolitana.
Com isso, Porto Alegre deve registrar três dias seguidos de precipitação: quinta, sexta e sábado.
Continua depois da publicidade
Apesar da sequência de instabilidades no Sul, os modelos meteorológicos já apontam uma mudança de cenário para a semana seguinte. A expectativa é de que um sistema de alta pressão atmosférica, acompanhado por uma nova massa de ar frio de origem polar, traga estabilidade ao tempo na região.