Sem estacionamento apropriado para as bicicletas, ciclistas são obrigados a prender o transporte em árvores e postes e reclamam de roubos constantes na região / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
O Dia Mundial da Bicicleta será comemorado na quarta-feira (19) e se depender da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), a busca por melhorias para os adeptos desse tipo de transporte irá continuar. Quem garante é o presidente de entidade Jessé Teixeira Felix. Nesse sentido, uma das primeiras solicitações é a volta do bicicletário instalado em 2007 na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente, mas desativado pela gestão passada.
“O equipamento iria completar dez anos e disponibilizava 120 vagas, mas foi retirado porque privilegiaram o estacionamento regular de automóveis. O município possui 150 mil ciclistas e a prefeitura precisa pensar novamente neles”, afirma Jessé.
Continua depois da publicidade
Ele explica que desde então, o número de pessoas que utilizava a bicicleta para ir ao centro da cidade diminuiu. Os motivos seriam a falta de lugares para guardar o transporte e o alto número de roubos no local.
“Ano passado prendi minha bicicleta no poste, mas roubaram. Agora prefiro pagar R$2 e guardar no estacionamento”, conta José Carlos da Silva.
Continua depois da publicidade
O estudante Alisson Santos também não confia em deixar a bicicleta estacionada na praça e preferiu esperar pelo amigo ao lado dela. “Toda hora roubam bicicletas, então enquanto ele não chega, eu fico aqui de olho nela”, justifica.
De acordo com Jessé, outro problema causado pela retirada do bicicletário é a poluição visual. “Como não tem onde estacionar as pessoas amarram nos postes, nas árvores e acabam atrapalhando o trânsito de pedestres, além de poluir a paisagem”, diz.
Compromisso
Continua depois da publicidade
No fim do ano passado, o presidente da ABC entregou a todos os prefeitos eleitos uma Carta de Mobilidade e, segundo ele, Pedro Gouvêa foi o primeiro a assinar o termo de compromisso, sinalizando positivamente o retorno do equipamento.
Atualmente, a região central da cidade conta com um bicicletário, localizado na Praça Coronel Lopes.
Iluminação
Continua depois da publicidade
A questão da segurança nas ciclovias do município também está em pauta nas discussões da associação.
No trecho próximo ao Carrefour falta sinalização e há pontos mal iluminados. “Ressaltei ao prefeito a necessidade de revitalizarmos alguns pontos da ciclovia, instalando iluminação e a demarcação de solo que está apagada e muito perigoso. Temos que aproveitar esse momento de reconstrução da cidade para também revitalizarmos a ciclovia vicentina”, concluiu.
Administração
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Trânsito e Transportes de São Vicente (Setrans) informou por meio de nota que está avaliando a volta do bicicletário à Praça Barão do Rio Branco.
Sobre os roubos relatados no local, disse que a guarda municipal e a Polícia Militar realizam rondas constantes.
Também comunicou que “a cidade tem 17 mil bicicletas transitando diariamente no município e os bicicletários vêm de encontro à utilização do transporte não poluente na cidade, que conta com uma malha cicloviária de aproximadamente 20km de extensão, com proposta de expandir para a Linha Azul, Av. Presidente Wilson e Área Continental”.
Continua depois da publicidade
Sobre o trecho da ciclovia próximo ao Carrefour, segundo a prefeitura, os reparos estão sendo realizados pela empresa responsável pelo VLT.