X

Cotidiano

Chuvas que atingem Minas Gerais não chegarão à Baixada, alerta Climatempo

A partir de quinta-feira (30), porém, são esperadas tempestades isoladas com trovoadas, as famosas 'chuvas de verão'

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/01/2020 às 17:00

Atualizado em 27/01/2020 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As chuvas já mataram ao menos 48 pessoas em Minas Gerais / Renato Lied/Futura Press/Folhapress

As chuvas que atingem os estados de Minas Gerais e Espírito Santo não chegarão à Baixada Santista, de acordo com o site Climatempo. O tempo seguirá firme até quarta-feira (29), com máximas de 30°C e mínimas de 23°C. A partir de quinta-feira (30), são esperadas tempestades isoladas com trovoadas, as famosas "chuvas de verão", que seguirão na Baixada Santista pelo menos até a próxima segunda-feira (3 de novembro).

As tempestades isoladas, que serão entre moderadas e fortes, devem acontecer sempre entre a tarde e a noite. Nada perto do que acontece nos dois estados já citados, segundo o meteorologista João Luiz Martins Basso, do Climatempo.

O motivo de tanta chuva em ambos é a chamada zona de convergência do Atlântico Sul, um fenômeno comum no verão, que se forma com a umidade da Amazônia e provoca chuvas no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste. Neste ano, frentes frias no litoral e outros fatores tornaram as chuvas sobre os dois estados mais fortes que o normal.

De acordo com o último boletim divulgado pela coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais, ontem (26), as chuvas já mataram ao menos 48 pessoas no estado. O maior número de mortes foi registrado em Belo Horizonte (8); Betim (6) e Ibirité (5). Em Catas Altas, Ibirité e Orizânia a situação motivou as prefeituras a decretarem estado de calamidade pública.

Os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem parte do Espírito Santo já forçaram 10.089 pessoas a deixarem suas casas, mesmo que temporariamente. Nove pessoas já morreram desde que as chuvas se intensificaram, no último dia 17.

Segundo a Secretaria estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), até as 11h de hoje (27), havia 8.777 pessoas desalojadas, ou seja, tiveram que deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes, amigos ou buscar outras opções temporárias.

Com informações da Agência Brasil.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter