Chuvas continuam em Santos e morros mantêm estado de atenção

Para sexta-feira (20), a meteorologia aponta que no início do dia ainda deve haver chuva, com redução gradual até a noite. Já para o fim de semana, a tendência é de menos instabilidade, com aumento da temperatura e possibilidade de pancadas isoladas de ch

Comentar
Compartilhar
19 NOV 2020Por Da Reportagem15h30
Volume de água já chegou aos 117 milímetros desde segunda (16)Foto: Nair Bueno/DL

O tempo seguirá chuvoso em Santos ao longo desta quinta-feira (19), informa o serviço meteorológico da Defesa Civil Municipal. A previsão é de que, até o fim do dia, o volume de água chegue a 40 milímetros, somados aos 117 milímetros já acumulados desde segunda-feira (16).

Para sexta-feira (20), a meteorologia aponta que no início do dia ainda deve haver chuva, com redução gradual até a noite. Já para o fim de semana, a tendência é de menos instabilidade, com aumento da temperatura e possibilidade de pancadas isoladas de chuva.

"Na semana passada, já havia uma faixa de convergência sobre a Região, que resultou em alguns dias chuvosos. No fim da semana, essa formação havia perdido um pouco de força, mas se reorganizou de novo e o tempo ficou instável com chuva praticamente diária. Agora, a expectativa é de trégua nos próximos dias", analisa Franco Cassol, meteorologista da Defesa Civil Municipal.

 

Morros

Em virtude do volume de água acumulado desde o início da semana, os morros seguem em estado de atenção, sem registro de ocorrências desde quarta-feira (18).

Daniel Onias, chefe da Defesa Civil Municipal, explica que situações de risco podem ser previstas pela observação de alguns aspectos das habitações e do terreno. "Trincas ou rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, estalos em rochas e muros embarrigados são indicativos de que o solo está começando a se movimentar. Ao observar esses indicativos, as pessoas devem deixar suas casas, procurar um lugar seguro, ligar para a Defesa Civil (199) e pedir uma vistoria".