Chuva provoca deslizamento no Morro Fontana, em Santos

Comentar
Compartilhar
08 MAI 2021Por Da Reportagem15h14
Um deslizamento na encosta do Morro Fontana, ocasionado pelas chuvas da madrugada deste sábado (8) e de sexta-feira (7) à noite, atingiu a obra de alargamento da Rua Rubião Júnior.Um deslizamento na encosta do Morro Fontana, ocasionado pelas chuvas da madrugada deste sábado (8) e de sexta-feira (7) à noite, atingiu a obra de alargamento da Rua Rubião Júnior.Foto: Reprodução/Redes Sociais/Paula Cíntia Gonçalves

Um deslizamento na encosta do Morro Fontana, ocasionado pelas chuvas da madrugada deste sábado (8) e de sexta-feira (7) à noite, atingiu a obra de alargamento da Rua Rubião Júnior, próximo à Rua Santa Marta. A intervenção integra a Etapa 5 da Nova Entrada de Santos. Nenhuma residência foi atingida e não houve feridos. 

O local passa por reforma para que seja feita a implantação de corredores de ônibus naquela região. Uma equipe da Subprefeitura dos Morros já acionou a empresa responsável pela obra para avaliar a situação e iniciar os reparos. A Defesa Civil isolou o local, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para disciplinar o trânsito.

Estado de observação

O índice pluviométrico das últimas 72 horas era de 58,2 milímetros até a manhã deste sábado. Os morros seguem em estado de observação. A Defesa Civil orienta que moradores fiquem atentos aos sinais de início de deslizamento, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo, trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, muros estufados ou inclinação de árvores, postes, cercas ou muros.

“Outros indícios são valas e surgimento de águas mais barrentas que o normal e estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias. Caso observe alguns destes sinais, a pessoa deve sair imediatamente do local, ligar para a Defesa Civil no 199 e procurar um voluntário de sua comunidade (do Nudec).

Socorro

Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar, no 190. Munícipes que quiserem receber informações sobre os alertas meteorológicos podem se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.