X

Cotidiano

Chile determina exumação dos restos mortais de Pablo Neruda

O poeta morreu em uma clínica de Santiago, capital chilena, devido a um câncer de próstata, aos 69 anos.

Publicado em 09/02/2013 às 19:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O juiz Mario Carroza, do Chile, determinou nesta sexta-feira (8) a exumação dos restos mortais do poeta Pablo Neruda, que morreu em setembro de 1973. A ordem visa a investigar as causas da morte do poeta. Prêmio Nobel de 1971, Neruda mantinha posições políticas de oposição ao governo militar. Ele morreu 12 dias após o golpe militar que derrubou o então presidente Salvador Allende. O governo Allende foi sucedido pelo general Augusto Pinochet (1973-1990).

A data da exumação ainda não foi marcada. As suspeitas sobre a morte de Neruda contam com o apoio de sua família. O poeta morreu em uma clínica de Santiago, capital chilena, devido a um câncer de próstata, aos 69 anos. Porém, a Justiça do Chile investiga desde 2011 a possibilidade de que ele tenha sido envenenado.

Neruda foi enterrado ao lado de sua mulher, Matilde Urrutia, em Isla Negra, a 120 quilômetros de Santiago. Após a decisão de exumar os restos mortais de Neruda, houve uma reunião de coordenação comandada pelo diretor do Departamento de Medicina Legal, Patricio Bustos.

Em nota, a Fundação Pablo Neruda divulgou ontem (8) que apoia a iniciativa e dará o suporte necessário para que a exumação e os exames ocorram.

“A Fundação [Pablo Neruda] sempre manifestou a sua disponibilidade para colaborar com a pesquisa do ministro Carroza e confia que a perícia será conduzida com o maior respeito e cuidado possível”, diz o comunicado. Segundo a nota, a Fundação confia que os exames podem esclarecer as dúvidas a respeito da morte do poeta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter