X

Cotidiano

Cheiro de gasolina em posto desativado assusta vizinhos em Guarujá

Moradores, comerciantes e profissionais liberais do Centro reclamam. Prefeitura diz que está tudo certo, com aval da Cetesb

Carlos Ratton

Publicado em 15/04/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Advogado tem medo que gasolina tenha contaminado solo e potenciais focos de incêndios surjam / Divulgação

Moradores, comerciantes e profissionais liberais do Centro de Guarujá voltaram a denunciar a obra no terreno de um antigo posto de combustível, entre o McDonald's e o Subway, na Avenida Puglisi, na Vila Maia. O cheiro de combustível estaria muito forte, causando mal-estar nas pessoas que estão nas imediações.

Isso porque, ao preparar as fundações de um possível novo imóvel a ser construído, um dos tanques que se encontra no subsolo do terreno teria sido perfurado, permitindo a saída do resto de gasolina que estaria ainda no compartimento de armazenamento.

DISCUSSÃO.

Muitas pessoas ligaram para a Redação e, às 14 horas, o advogado Fernando Tadeu Gracia acabou tendo uma discussão com o proprietário do imóvel. Ele acionou a Ouvidoria, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Também revelou que o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, esteve no local. Gracia vai acionar o Ministério Público (MP), por acreditar que o manejo do solo seria um procedimento inseguro para toda a região do Centro.

"O cheiro de gasolina está atingindo uma imensa área comercial e habitacional. Não dá para suportar. Arde os olhos. Até dentro do banco o cheiro incomoda. Sem contar que temos restaurantes e lanchonetes nas imediações. Tem gente passando mal. Será que o gás não está contaminando os alimentos, via ares-condicionados, pois a cozinha do McDonald's fica colado ao terreno?", indaga.

NOITE.

A Delegacia Sede fica próxima do local. O posto de combustível existe há pelo menos 50 anos e não se sabe se os tanques receberam qualquer tipo de manutenção preventiva durante o período que ficaram inativos.

"Vira e mexe, o solo é manipulado por máquinas e o combustível se mistura à terra. Não há vigilância à noite para garantir a segurança das pessoas que circulam nos arredores. Alguém joga um cigarro e vai tudo pelos ares. O McDonald's fica colado ao terreno. É preciso isolar a área", informa Fernando Gracia, que diz acreditar que o lençol freático possa ter sido atingido.

PREFEITURA.

A Prefeitura de Guarujá informa que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Corpo de Bombeiros se dirigiram ao local na tarde de terça-feira (13), em apoio à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) - órgão fiscalizador responsável pelo controle ambiental de áreas consideradas como "contaminadas". De acordo com a Cetesb, não há necessidade de paralisação das atividades.

Não é a primeira vez que a situação é denunciada e chega à Reportagem do Diário. No ano passado, a Prefeitura garantiu que a obra foi aprovada junto às secretarias pertinentes.

Também informou que a obra é fruto de uma ação judicial, em conjunto com a Cetesb, contra o antigo proprietário do posto com a obrigação de fazer a troca de solo. Portanto, a obra executada no local atende a uma exigência da Justiça ao proprietário do imóvel em que antes existia o posto de combustível.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter