A notícia repercutiu imediatamente no cenário político americano / Reprodução/Redes Sociais
Continua depois da publicidade
Um evento estudantil na Universidade Utah Valley terminou em tensão nesta quarta-feira (10), quando o ativista de extrema direita Charlie Kirk foi atingido por disparos enquanto discursava. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que ele leva a mão ao pescoço e desaba da cadeira logo após um forte estalo ser ouvido.
O fundador da organização conservadora Turning Point USA foi socorrido e levado a um hospital, mas até o momento não há informações oficiais sobre seu estado de saúde.
Continua depois da publicidade
A notícia repercutiu imediatamente no cenário político americano. O presidente Donald Trump utilizou sua rede social, a Truth Social, para pedir orações pelo aliado, a quem chamou de “um cara incrível, do começo ao fim”. O vice-presidente J.D. Vance também se manifestou, destacando que Kirk é “um jovem pai” e pedindo apoio espiritual da população.
O caso passou a ser acompanhado pelo FBI. O diretor da agência, Kash Patel, afirmou que equipes monitoram de perto a situação e reforçou solidariedade à família do ativista.
Continua depois da publicidade
Kirk, de 30 anos, construiu influência no campo conservador ao fundar a Turning Point USA, organização que já levou pautas pró-Trump a milhares de escolas e universidades nos Estados Unidos.
Ele também é autor de livros como The MAGA Doctrine e apresenta diariamente o programa de rádio The Charlie Kirk Show, que o tornou uma das vozes mais populares entre jovens apoiadores da direita americana.