Cazo tem 39 anos e é formado em Artes pela Unesp. Já trabalhou como professor, mas desde 2010 se dedica exclusivamente aos desenhos / Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Luiz Fernando Cazo, o chargista oficial do Diário do Litoral, foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2020, realizado em agosto. O festival é um dos mais importantes do mundo para o ramo e nesta edição contou com cerca de 2.500 trabalhos inscritos e 316 artistas selecionados de 48 países.
Cazo decidiu enviar um de seus desenhos porque o tema era Comunicação. Na charge, ele apresenta três personagens que mostram a evolução da escrita: o primeiro é um homem cimério que viveu por volta de 1300 a.C e se comunicava por desenhos; o segundo é um egípcio e os conhecidos hieróglifos; e o terceiro é um menino da era atual que se expressa por meio de emojis virtuais.
Continua depois da publicidade
"Hoje em dia a gente se comunica muito por figuras, como era antigamente. A charge que fiz mostra essa evolução de uma forma irônica, que remete a como tudo é cíclico e se repete na história da humanidade", explica.
O desenho vencedor foi feito inicialmente para uma editora, mas depois ganhou o mundo e foi usado até em uma tese de doutorado sobre Comunicação de uma professora dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O artista
Cazo tem 39 anos e é formado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Já trabalhou como professor, mas desde 2010 se dedica exclusivamente aos desenhos.
O artista tem trabalhos publicados na revista Veja, em 16 jornais, além de livros, sites e blogs.
Continua depois da publicidade
"Fiquei muito feliz com a premiação. O Salão é um dos maiores do mundo e conta com a participação de artistas de vários países. Conseguir uma premiação em meio a tantos trabalhos foi um sonho, um selo de qualidade para o meu trabalho", comemora.
Cazo acredita que as charges são poderosas aliadas da comunicação, ainda mais na sociedade dinâmica e acelerada de hoje. "As pessoas têm pouco tempo pra ler e a charge manda uma mensagem que não precisa de mais de 10 segundos para entender. É uma linguagem que causa riso e reflexão de uma maneira rápida, tudo a ver com o comportamento atual", analisa.
A criatividade de Cazo pode ser acompanhada diariamente na página 2 da edição impressa do Diário do Litoral. "Queria também agradecer aos leitores que acompanham o meu trabalho. Isso é muito importante pra mim", finaliza.
Continua depois da publicidade