X

Cotidiano

CEV da Cadeia Velha já possui 18 assinaturas

Apoiam a proposta de Chico Nogueira para discutir volta das oficinas culturais

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na redação do DL, junto com artistas da região, Chico Nogueira havia adiantado que os vereadores estariam envolvidos na luta / Rodrigo Montaldi/DL

O Movimento Cultural de Santos e Baixada Santista deu um passo importante para reconquistar a Cadeia Velha de Santos como sede das Oficinas Culturais Pagu.

Na última sessão da Câmara, foi apresentada a proposta de criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV), pelo vereador Chico Nogueira (PT), para discutir a volta do espaço como centro cultural. A iniciativa contou com a assinatura de 18 dos 21 parlamentares.  

Dezenas de artistas compareceram ao Legislativo. O documento do Conselho Municipal de Cultura repudiando o Estado pela falta de compromisso com a Cultura foi lido. A retirada do Projeto Guri da Zona Noroeste também foi duramente criticado. Os artistas da Baixada não querem que a Cadeia seja usada como escritório da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

A CEV ainda será votada. Enquanto isso não ocorre, o Movimento já marcou uma audiência pública estadual para 5 de março.

Nogueira já havia adiantado ao Diário sua preocupação com a decisão do Estado em acabar com as oficinas culturais. “A Cadeia e as oficinas juntas se tornaram um ícone, uma referência para a cultura da Baixada Santista. Centenas de artistas das mais variadas áreas se formaram lá. Essa não é uma ação do meu mandato, mas de todos os vereadores que preservam cultura e também da população. A luta é suprapartidária e acredito que a CEV será aprovada”, afirmara o parlamentar santista.

A ação de Nogueira e dos artistas é um reflexo de uma reunião fechada e sem alarde, envolvendo dirigentes da AGEM e cinco secretários de cultura - Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão – em que ficou definido que somente duas celas serão destinadas às atividades e cursos dos artistas da região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter