10 de Outubro de 2024 • 05:23
Cotidiano
Questionada se cogita voltar a autorizar o início das obras, a agência ambiental vinculada ao Governo do Estado também se calou
Aeroporto criaria 58 mil empregos e distribuiria prosperidade pela Região Metropolitana da Baixada Santista / Renan Lousada/DL
Questionada na última quarta-feira se cogita voltar a autorizar o início das obras, a Cetesb se calou. A agência ambiental vinculada ao Governo do Estado também silenciou quando perguntada se há um prazo previsto para nova manifestação acerca do licenciamento do Complexo Aeroportuário e Empresarial do Andaraguá.
Nesse intervalo de quatro anos desde a reviravolta no licenciamento ambiental, com a suspensão da licença que autorizava o início da primeira fase das obras, três governadores passaram pelo Palácio dos Bandeirantes. Saiu João Dória, entrou Rodrigo Garcia. E, agora, quem dirige a Cetesb é a equipe de Tarcísio de Freitas.
Ou seja, houve uma descontinuidade gerencial na agência ambiental que pode ter retardado ainda mais o processo de licenciamento do empreendimento. Saíram os tucanos do PSDB, entrou o Republicanos. Vale lembrar que o aeroporto criaria 58 mil empregos no litoral de São Paulo.
“O peso da mão do Governo do Estado é fundamental para projetos como o Andaraguá. Esse não deveria ser o projeto de um empreendedor, deveria ser um projeto de Estado”, resume o empresário André Ursini, acionista do Complexo Andaraguá.
“A partir do momento em que o Estado entende que esse projeto é importante, porque vai gerar emprego, vai trazer novos investimentos, vai gerar impostos, vai ser desenvolvedor, cabe ao órgão licenciador do Estado a decisão de ter ou não ter o empreendimento”, completa o empresário.
“Muitas vezes até eu me coloco em dúvida: será que o sonho é muito grande? Será que o projeto é muito audacioso? O que acontece que esse projeto não anda?”, questiona Ursini após 18 anos de espera por uma autorização para que possa investir R$ 1,5 bilhão, gerar 58 mil empregos e distribuir prosperidade pela Região Metropolitana da Baixada Santista.
Cotidiano
Cidade do litoral de SP recebe festival de cinema feito por mulheres
Festival Ilhabela Sevens de Rugby acontece neste fim de semana no Litoral de SP
Cidade do litoral de SP tem festival em homenagem aos 116 anos da imigração japonesa
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente