CET inicia campanha que ensina motoristas de Santos a usarem as rotatórias

Condutores também foram alertados quanto a possíveis infrações decorrentes da utilização indevida da rotatória

Comentar
Compartilhar
13 FEV 2019Por Da Reportagem22h01
Ação teve início no bairro da Aparecida, na manhã desta quarta-feira (13)Foto: Divulgação/PMS

Da janela do seu apartamento, José Douglas Graças avistou uma equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos no cruzamento das ruas Frei Francisco Sampaio e Antenor Bué e desceu para conferir a razão da abordagem aos motoristas. A ação no bairro da Aparecida, na manhã desta quarta-feira (13), deflagrava campanha para orientar os condutores sobre como transitar por rotatórias.

"Precisa explicar mesmo. Apesar das placas de sinalização indicando a preferência, a maioria parece que não entende que é preciso parar e esperar quem já está passando pela rotatória", disse o morador do bairro. A sua fala coincidia justamente com a primeira explicação de agentes e educadores da empresa a motoristas que circulavam pelo local.

Ao observar a ação, o serralheiro José Lima fez questão de parar para falar com o operador de trânsito. "Até sei como funciona, mas achei muito bom o contato para tirar qualquer dúvida", justificou.

Respeito

A iniciativa alcança também os pedestres. E assim foi com o aposentado Antonio Martins do Nascimento, abordado para orientação quanto à travessia: não havendo faixa de segurança no local, a travessia deve ser feita no meio da quadra, em ponto em que o caminhante visualize os veículos e também esteja no campo de visão dos motoristas. "É importante haver campanhas, pois o que falta no trânsito é mais respeito de todos", destacou ele, que, como motorista habilitado, também se desloca de carro.

A todos, condutores e pedestres, a ação é marcada também pela entrega de cartilha ilustrada e com informações sobre quando é indicada a implantação de rotatória, dados sobre redução de acidentes em locais com esse tipo de sinalização e quadros explicativos sobre a circulação por cruzamentos com o dispositivo.

Ainda nesta quarta à tarde, a equipe educativa da CET atuou no cruzamento das ruas Saturnino de Brito e dom Duarte Leopoldo e Silva, no Marapé. A campanha ocorre durante todo o mês, entre 9h e 11h das 13h30 às 15h30.

Nesta quinta-feira (14), estará na R. Frei Vital x Rua da Liberdade (manhã) e R. Frei Francisco Sampaio x R. Castro Alves (tarde); sexta (15) – R. Duque de Caxias x R. Visconde de Farias (manhã) e R. Monsenhor de Paula Rodrigues x R. Paraná (tarde).

Alerta

Apesar de a ação da CET ter caráter educativo, os condutores também foram alertados quanto a possíveis infrações decorrentes da utilização indevida da rotatória. Exemplos: quando o motorista contorna no sentido inverso e transita sobre marca de canalização ou quando não faz o contorno e passa em linha reta sobre a 'ilha'. Os dois casos se enquadram no Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo considerados infração gravíssima (sete pontos), com multa de R$ 880,41.

Colunas

Contraponto