X

Cotidiano

Cervejaria artesanal vai produzir até 2 mil litros por dia no Mercado Municipal de Santos

A expectativa é de início de funcionamento em novembro

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2021 às 12:50

Atualizado em 13/08/2021 às 15:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No local, os clientes poderão degustar da bebida ainda fresca, recém-retirada do refrigerador da fábrica, sem necessidade de pasteurização. / Divulgação/PMS

Chegaram nesta quinta-feira (12) ao Mercado Municipal de Santos (Praça Iguatemi, s/n, Vila Nova) os últimos dos 13 tanques para produção de cerveja artesanal, com capacidade total instalada de 28 mil litros – o espaço permite até 40 mil litros. A estrutura servirá à cervejaria Everbrew, que vai explorar um dos espaços do edifício, concedido por meio de licitação pública. A expectativa é de início de funcionamento em novembro, com possibilidade de produção diária de até 2 mil litros.

No local, os clientes poderão degustar da bebida ainda fresca, recém-retirada do refrigerador da fábrica, sem necessidade de pasteurização – processo utilizado para manter a conservação em temperatura ambiente –, preservando o sabor de cada um dos ingredientes.

Morador de Santos, o proprietário Renê dos Santos conta que a cervejaria já fornecia para os mercados nacional e internacional, mas ainda sem um local próprio de fabricação. “Como moramos aqui, sempre tivemos vontade de trazer essa produção para a Cidade. A ideia é que as pessoas possam visitar a fábrica e conhecer o processo”, diz, mencionando atividades já programadas. “Teremos tours monitorados e degustação guiada para que as pessoas saibam um pouco de cada estilo e o que é a cerveja artesanal. Futuramente, vamos oferecer alguns cursos profissionalizantes no ramo da cerveja”.

Para ele, a escolha do Mercado Municipal foi motivada pela perspectiva de transformações urbanísticas na Região Central. “Investir aqui é uma aposta nesta área, que está sendo melhorada, numa parte histórica da Cidade. E a gente quer fazer parte, em um prédio tão lindo desse”.  

Conhecendo a produção

Do mezanino, os clientes terão uma vista panorâmica dos equipamentos de fabricação, desde a cozinha de produção até a câmara fria, passando pelos tanques onde o amido é transformado em álcool após os processos de fermentação (sete a oito dias) e maturação (15 a 18 dias).

Economia criativa

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, uma das missões do poder público no Mercado Municipal é o desenvolvimento social além do urbanístico, com contrapartidas dos empresários pela ocupação comercial dos espaços. “Teremos compensações durante o processo, como cursos de capacitação. Queremos modernizar a Região Central, sem excluir quem já está aqui. Nossa ideia é justamente incluir socialmente as pessoas por meio da economia criativa, ensinando um ofício e gerando emprego”.

Farinello explica também o novo conceito de utilização do equipamento. “O Mercado vai agregar novos usos. A gastronomia vai ser um dos pontos chaves, mas vamos criar também um mundo mix para, para atrair público de todas as idades, entre santistas e turistas. Nos andares superiores do mezanino, teremos usos diferenciais, com estúdios de tatuagem, salões de beleza, coworking, antiquário e outros serviços.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter