X

Cotidiano

Cerol: quem fiscaliza?

Incidente com motociclista, que morreu por causa do corte com uma linha com cerol em Santos, indigna população

Publicado em 22/01/2014 às 10:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A morte do motociclista João Alexandre Filho, de 32 anos, causada por uma linha com cerol, na tarde da última segunda-feira em Santos, levantou a questão nas redes sociais: é proibido, mas quem fiscaliza? Dezenas de internautas comentavam o incidente no Facebook e questionavam como é realizada a fiscalização no Município.

O uso ou venda de cerol é proibido, conforme previsto nas leis municipais 1.649/97 e 1.948/01. E a responsabilidade de fiscalização e apreensão do material cortante é da Guarda Municipal de Santos.

Em entrevista para o Diário do Litoral, o comandante da Guarda, Flávio Brito, explica como funcionam as ações contra o uso do cerol. “Nós efetuamos essa fiscalização de duas formas: primeiro pelo patrulhamento preventivo, através das viaturas, bicicletas e motos. A segunda forma é através do 153, o telefone da Guarda Municipal, que qualquer pessoa pode ligar, solicitando a presença da Guarda”.

No entanto, segundo Brito, o patrulhamento não ocorre especificamente para o trabalho de flagrante do uso da linha cortante e também não há efetivo exclusivo para esse tipo de abordagem. “Entre todas as outras atribuições da Guarda Municipal, também é realizado o trabalho de fiscalização do cerol. Mas não há equipe específica para isso”.

 Motociclista, que passava pela Av. Afonso Pena, tem pé cortado por cerol e passa por operação (Foto: Luiz Torres/DL)

Hoje, Brito classifica o efetivo da Guarda Municipal de Santos necessário, mas não o suficiente para todas as ações direcionadas ao órgão. O efetivo é composto por 334 agentes. “Está em processo de licitação e em breve a Prefeitura (de Santos) deve contratar mais 150”, ressalta.

Só neste primeiro mês de 2014, a Guarda já fez duas apreensões de linhas com cerol em Santos. Durante todo o ano de 2013, foram 10 no total.
O comandante salienta a importância dos pais ficarem atentos à brincadeira dos filhos: “Os pais têm responsabilidade de verificar se seus filhos não estão se utilizando de cerol. A própria criança pode ser vítima desse material”.

Aos motociclistas, diante do incidente ocorrido na última segunda-feira, Brito orienta o uso de varetas presas à carroceria das motos, que faz com que as linhas sejam afastadas do motorista.

Em casos de flagrantes e identificação o autor do uso de cerol, ocorre o encaminhamento para a delegacia, para autuação ou abertura de inquérito. Ainda segundo o comandante, a multa para quem desrespeitar a legislação é de um salário mínimo, “que normalmente é aplicada quando tem uma vítima solicitante”, diz.

Morte

Por volta das 12 horas da última segunda-feira, João Alexandre Filho trafegava em sua moto pela Avenida Martins Fontes, em Santos, quando foi surpreendido por uma linha de pipa com cerol. O motociclista não conseguiu desviar e a linha acabou atingindo seu pescoço.

O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o homem não resistiu e morreu no local do incidente.

Homem tem sapato e tendões cortados por cerol

Dois dias antes da morte do motociclista João Alexandre Filho, o cerol fez outra vítima em Santos, que, por sorte, não foi fatal.

Também trafegando em uma motocicleta, Everson Miguel passava pela Avenida Afonso Pena, no trecho próximo à Praça Palmares, quando sentiu uma linha encostar em sua perna esquerda e escorregar até o tornozelo. Com cerol, o fio cortou o sapato e o pé de Everson.

Em seu depoimento para o Diário do Litoral, Everson conta que sentiu uma dor muito forte no momento, olhou para o pé e viu muito sangue. Imediatamente, ele encostou a moto e se jogou no chão pedindo ajuda.

Levado ao Pronto-Socorro da Santa Casa, ele foi encaminhado direto para uma cirurgia. “A linha com cerol cortou os tendões dos dedos do meu pé”, conta.
Com a perna imobilizada, Everson está afastado de suas atividades por 90 dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter