X

Cotidiano

Cerca de 8 mil flores são as atrações do Orquidário Municipal

Equipamento foi ampliado. Entrega fez parte do aniversário de Praia Grande

Da Reportagem

Publicado em 21/01/2020 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Orquidário Municipal fica localizado no Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo / Divulgação/PMPG

Azuis, vermelhas, amarelas, laranjas, rosas e brancas. A quantidade de cores e formas encantam e fazem do Orquidário José Sanchez Alarcon, em Praia Grande, um espaço ímpar de contemplação do espetáculo chamado natureza. O equipamento foi ampliado e agora abriga cerca de 8 mil orquídeas de mais de 200 espécies. A solenidade de entrega dos trabalhos ocorreu no sábado (18) e fez parte da programação do aniversário de 53 anos da emancipação político-administrativa da Cidade.

O Orquidário Municipal fica localizado no Parque da Cidade, no Bairro Sítio do Campo. Ao lado do galpão que já existia foi construído um novo trecho, de aproximadamente 300 metros quadrados. Desta forma, o equipamento saltou agora para 675 m². Outro destaque da obra diz respeito a cobertura que beneficia a luminosidade e ventilação do espaço, fatores determinantes para o cultivo adequado de orquídeas.

Mas as novidades não param por aí. Pensando em difundir o cultivo desta flor e reforçar a conscientização das pessoas com relação a preservação do meio ambiente, foi criada uma Sala de Atividades. O espaço possui todos os materiais necessários e utilizados para se plantar flores, entre eles, vasos, terra e ferramentas.

“A natureza nos acalenta e acalma a alma. O Parque da Cidade ficou lindo, um lugar para ser contemplado. A ampliação do orquidário fazia parte do nosso planejamento. Agora, o objetivo é oferecer palestras e cursos para pessoas de todas as idades aqui. O meio ambiente deve ser preservado por todos nós. Esse é um espaço especial. As orquídeas são lindas”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) do Município, que realizou as obras no Orquidário, está formatando as ações que serão implantadas no local e definirá dias, horários e fluxo de atendimento da Sala de Atividades. Estudantes das escolas municipais, pessoas da melhor idade que utilizam equipamentos como PICs e CAFEs serão alguns dos grupos que participarão das aulas.

O titular da Sesurb, Katsuo Yonamine, explicou que a o galpão que já existia será revitalizado seguindo os padrões do espaço entregue no sábado. “Desta forma, as duas áreas terão as mesmas características. O mais importante é que o Orquidário ganhou ainda mais estrutura e passa a ser referência dentro da Cidade e também na Região”.

Exemplo

Ao final da solenidade, o público que acompanhou o evento teve a oportunidade de visitar a área ampliada do Orquidário. Entre os visitantes estavam a professora, Ana Luiza Haddad, e seus dois filhos, Davi Luiz Haddad, de três anos e Luiza Haddad, de 8 anos. O trio passeou pelas alamedas do local aproveitando a beleza das flores expostas. “Eu adoro flores, orquídeas em especial. Aqui ficou tudo muito lindo”, disse a mãe dos dois jovens.

A professora comentou ainda que sempre conversa com os filhos sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado que a geração atual e as futuras deverão ter com a natureza. O exemplo dado em casa reflete de forma positiva nos dois jovens. “Temos que cuidar das flores e do meio ambiente. É nossa obrigação. Não se pode jogar lixo nas ruas, nem nas praias”, disse Luiza.

O pequeno Davi não sabia qual flor admirar de tantas lindas opções. As muitas cores das orquídeas chamavam a atenção do menino. Mesmo do ‘alto’ dos seus três anos, ao ver a mãe e irmã concederem entrevista, também quis dar seu depoimento. “Eu gosto de flores. A azul é a mais bonita”, disse, arrancando suspiros de sua mãe.  

Dados

O Orquidário de Praia Grande é dividido em viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação. O equipamento tem ainda um sistema de cisterna para a captação da chuva, que é utilizada no cultivo das plantas, uma vez que o cloro é agressivo para esse tipo de flor.

Dentre as principais espécies encontradas no local estão a Lélia Púrpura (Laelia Purpurata), Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium), Orquídea Coelogyne, Catasseto (Catasetum), Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas e Orquídeas Olhos de Bonecas (Dendrobium).

Horário

A visitação do Orquidário Municipal de Praia Grande é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter