GOVERNO SAUDE

Cerca de 4 mil pessoas se cadastram no Zona Azul Digital em PG

Venda de cartão do estacionamento rotativo acontece pessoalmente e via internet

Comentar
Compartilhar
27 JAN 2020Por Da Reportagem18h00
Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiênciaFoto: Divulgação/PMPG

O sistema tradicional de venda dos cartões do estacionamento rotativo Zona Azul, em Praia Grande, passou a contar também, desde dezembro de 2019, com vendas online, através do aplicativo de celular “Estacionamento Fácil Praia Grande - SP” e pelo site www.estacionamentofacil.com.br. E em 40 dias de funcionamento, 3.800 novos usuários já foram cadastrados no sistema. Os monitores do serviço e os pontos de compra, no comércio local, continuam realizando a venda dos cartões normalmente.

Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiência. A Zona Azul no Município funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas. As ações são coordenadas pela Secretaria de Trânsito (Setran).

A utilização do sistema digital mostra grande adesão desde o início do trabalho. Segundo a Setran, somente no primeiro dia de atividade, 640 pessoas se cadastraram no novo sistema; e, em aproximadamente 30 dias, foram registados cerca de 3 mil usuários.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, as mudanças trazem mais agilidade ao sistema. “A zona azul visa proporcionar a democratização dos espaços públicos e, consequentemente, uma rotatividade de veículos, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como em centros comerciais. E agora, de forma digital, isso acontece de maneira mais organizada”.

Mesquita destacou que o novo sistema garante também mais comodidade e conforto aos usuários. “Em dias de chuva, por exemplo, não é mais preciso retornar ao veículo para renovar o cartão, basta ativá-lo através do aplicativo, onde a pessoa estiver”.

Como Funciona

Com o Zona Azul, para estacionar regularmente o usuário pode ativar o E-Tíquete: pelos monitores (devidamente identificados); nos Pontos de Venda identificados nos comércios dos arredores; pelo aplicativo de celular “EstacionamentoFacil Praia Grande-SP” (disponível para IOS e Android); ou pelo site www.estacionamentofacil.com.br, escolhendo a Praça de Estacionamento da Zona Azul Praia Grande.

Depois dessa ativação, a placa do veículo estará registrada, regularizando o período de permanência na vaga. O usuário não precisará retornar ao veículo para validar o período ou deixar o tíquete em local visível, como ocorre no sistema convencional. O usuário do sistema Zona Azul pode comprar mais de um E-Tíquete, porém, conforme decreto municipal nº 4901 de 15/03/2011, não será permitida a permanência do veículo por mais de três horas, na mesma vaga, ainda que com o cartão novo.