X

Cotidiano

Cerca de 4 mil pessoas se cadastram no Zona Azul Digital em PG

Venda de cartão do estacionamento rotativo acontece pessoalmente e via internet

Da Reportagem

Publicado em 27/01/2020 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiência / Divulgação/PMPG

O sistema tradicional de venda dos cartões do estacionamento rotativo Zona Azul, em Praia Grande, passou a contar também, desde dezembro de 2019, com vendas online, através do aplicativo de celular “Estacionamento Fácil Praia Grande - SP” e pelo site www.estacionamentofacil.com.br. E em 40 dias de funcionamento, 3.800 novos usuários já foram cadastrados no sistema. Os monitores do serviço e os pontos de compra, no comércio local, continuam realizando a venda dos cartões normalmente.

Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiência. A Zona Azul no Município funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas. As ações são coordenadas pela Secretaria de Trânsito (Setran).

A utilização do sistema digital mostra grande adesão desde o início do trabalho. Segundo a Setran, somente no primeiro dia de atividade, 640 pessoas se cadastraram no novo sistema; e, em aproximadamente 30 dias, foram registados cerca de 3 mil usuários.

De acordo com a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, as mudanças trazem mais agilidade ao sistema. “A zona azul visa proporcionar a democratização dos espaços públicos e, consequentemente, uma rotatividade de veículos, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como em centros comerciais. E agora, de forma digital, isso acontece de maneira mais organizada”.

Mesquita destacou que o novo sistema garante também mais comodidade e conforto aos usuários. “Em dias de chuva, por exemplo, não é mais preciso retornar ao veículo para renovar o cartão, basta ativá-lo através do aplicativo, onde a pessoa estiver”.

Como Funciona

Com o Zona Azul, para estacionar regularmente o usuário pode ativar o E-Tíquete: pelos monitores (devidamente identificados); nos Pontos de Venda identificados nos comércios dos arredores; pelo aplicativo de celular “EstacionamentoFacil Praia Grande-SP” (disponível para IOS e Android); ou pelo site www.estacionamentofacil.com.br, escolhendo a Praça de Estacionamento da Zona Azul Praia Grande.

Depois dessa ativação, a placa do veículo estará registrada, regularizando o período de permanência na vaga. O usuário não precisará retornar ao veículo para validar o período ou deixar o tíquete em local visível, como ocorre no sistema convencional. O usuário do sistema Zona Azul pode comprar mais de um E-Tíquete, porém, conforme decreto municipal nº 4901 de 15/03/2011, não será permitida a permanência do veículo por mais de três horas, na mesma vaga, ainda que com o cartão novo.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter