X

Cotidiano

Ceptas recebe lagartixa rara da Nova Caledônia, no Oceano Pacífico

Animal foi encontrado em encomenda dos Correios, em Praia Grande

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2019 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O animal é comum no arquipélago de Nova Caledônia / Divulgação/Ceptas

Desde a última sexta-feira (dia 9), o Ceptas (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens), mantido em Cubatão pela Universidade São Judas, está tratando de uma lagartixa-de-crista encontrada  em uma encomenda dos Correios em Praia Grande.

Segundo o gestor do Ceptas, o médico-veterinário Lucas Porto, a lagartixa está desidratada, abaixo do peso e também perdeu a cauda. "É um indivíduo que vai ser tratado e terá que ser mantido em cativeiro", explicou.

Da espécie (Correlophus ciliatus), o animal foi resgatado após ser encontrado em uma encomenda nos Correios em Praia Grande. Os funcionários estranharam o fato de haver barulho dentro da caixa. Eles pediram ajuda do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que deslocou uma equipe e acompanhou a abertura da encomenda suspeita. Depois disso, foi encaminhada ao Ceptas para tratamento.

Longe de casa - A espécie não existe no Brasil e é oriunda do arquipélago da Nova Caledônia, localizada no Oceano Pacífico, a 14 mil quilômetros de distância. É um animal onívoro e é uma das únicas espécies de lagartos que não tem regeneração da cauda, como ocorre com as lagartixas.

A lagartixa resgatada, após ser reabilitada no Ceptas, deverá ser encaminhada para um empreendimento que tenha autorização para manejo da espécie e que tenha condições de mantê-la. 

A Guarda Civil Municipal registrou a localização do réptil no 1º Distrito Policial de Praia Grande, por onde deverá ser investigado. Comercializar animais sem autorização dos órgãos ambientais é crime. Denúncias podem ser realizadas por meio dos telefones 199 e 153.  

Mantido pela São Judas, o Ceptas está ligado ao curso de Medicina Veterinária da instituição. Funciona em Cubatão, no Parque Cotia-Pará, no Km 56 da Rodovia Anchieta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter