X

Cotidiano

Ceptas recebe lagartixa rara da Nova Caledônia, no Oceano Pacífico

Animal foi encontrado em encomenda dos Correios, em Praia Grande

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2019 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O animal é comum no arquipélago de Nova Caledônia / Divulgação/Ceptas

Desde a última sexta-feira (dia 9), o Ceptas (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens), mantido em Cubatão pela Universidade São Judas, está tratando de uma lagartixa-de-crista encontrada  em uma encomenda dos Correios em Praia Grande.

Segundo o gestor do Ceptas, o médico-veterinário Lucas Porto, a lagartixa está desidratada, abaixo do peso e também perdeu a cauda. "É um indivíduo que vai ser tratado e terá que ser mantido em cativeiro", explicou.

Da espécie (Correlophus ciliatus), o animal foi resgatado após ser encontrado em uma encomenda nos Correios em Praia Grande. Os funcionários estranharam o fato de haver barulho dentro da caixa. Eles pediram ajuda do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que deslocou uma equipe e acompanhou a abertura da encomenda suspeita. Depois disso, foi encaminhada ao Ceptas para tratamento.

Longe de casa - A espécie não existe no Brasil e é oriunda do arquipélago da Nova Caledônia, localizada no Oceano Pacífico, a 14 mil quilômetros de distância. É um animal onívoro e é uma das únicas espécies de lagartos que não tem regeneração da cauda, como ocorre com as lagartixas.

A lagartixa resgatada, após ser reabilitada no Ceptas, deverá ser encaminhada para um empreendimento que tenha autorização para manejo da espécie e que tenha condições de mantê-la. 

A Guarda Civil Municipal registrou a localização do réptil no 1º Distrito Policial de Praia Grande, por onde deverá ser investigado. Comercializar animais sem autorização dos órgãos ambientais é crime. Denúncias podem ser realizadas por meio dos telefones 199 e 153.  

Mantido pela São Judas, o Ceptas está ligado ao curso de Medicina Veterinária da instituição. Funciona em Cubatão, no Parque Cotia-Pará, no Km 56 da Rodovia Anchieta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

Santos

Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter