X
Cotidiano

Centro de Referência e Atendimento à Tuberculose e Hanseníase recebe novo prédio

Cerimônia de entrega será realizada na próxima terça-feira (27), em Praia Grande

Praia Grande entrega, nesta terça-feira (27), as novas instalações do Centro de Referência e Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH). A nova unidade fica na Avenida Presidente Kennedy, 16616, no Bairro Real. O evento faz parte das ações de conscientização realizadas em homenagem ao Dia Mundial de combate à Tuberculose (24 de março).

As novas instalações contam com 224 m² de construção sendo 4 consultórios, sala de medicação, recepção, sala de curativos, copa, sala de coordenação, sanitários, sala de apoio técnico, almoxarifado, área externa e sala de espera.

Essa nova estrutura é dedicada aos mais de 300 pacientes que tratam a tuberculose e hanseníase e também ao apoio das 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas) que também realizam testes, orientam e encaminham os pacientes para tratamento.

O CRATH também é responsável por trabalhos que ocorrem em todas as regiões da Cidade. Orientações dos sintomas, exames e coleta de material, bem como distribuição de material educativo também são realizadas em locais específicos como Fundação CASA, Casa de Estar, Centro de Detenção Provisória (CDP), Terminais de ônibus e Feiras Livres.

Ações

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março,durante todo o mês, as 27 Usafas intensificam a orientação e conscientização dos pacientes sobre a tuberculose e também a realização do exame de baciloscopia (BK).

Tratamento

O tratamento da tuberculose pode curar praticamente todos os casos. O abandono do tratamento antes do tempo determinado pelo Ministério da Saúde é fator preponderante para dificultar o corte na cadeia de transmissão. Essa prática pode fazer com que os bacilos que estão no pulmão possam sobreviver. Neste caso, a pessoa muito provavelmente voltará a adoecer.

Sintomas

Os principais sintomas da tuberculose são: dor torácica, tosse por mais de três semanas, febre vespertina e suores noturnos e perda de peso. Caso uma pessoa apresente um ou mais desses sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para realizar o exame de BK (escarro).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Bertioga festeja aniversário com entrega de obras

Uma série de obras foi entregue pela Administração Municipal nas últimas semanas, em comemoração aos 31 anos

Bertioga

Aniversário de Bertioga terá Desfile Cívico-militar nesta quinta-feira (19)

Neste ano, excepcionalmente, o desfile terá a presença de clubes de motoqueiros da região e pilotos de arrancada da Cidade

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software