X

Cotidiano

Centro de Referência e Atendimento à Tuberculose e Hanseníase recebe novo prédio

Cerimônia de entrega será realizada na próxima terça-feira (27), em Praia Grande

Da Reportagem

Publicado em 22/03/2018 às 21:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praia Grande entrega, nesta terça-feira (27), as novas instalações do Centro de Referência e Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH). A nova unidade fica na Avenida Presidente Kennedy, 16616, no Bairro Real. O evento faz parte das ações de conscientização realizadas em homenagem ao Dia Mundial de combate à Tuberculose (24 de março).

As novas instalações contam com 224 m² de construção sendo 4 consultórios, sala de medicação, recepção, sala de curativos, copa, sala de coordenação, sanitários, sala de apoio técnico, almoxarifado, área externa e sala de espera.

Essa nova estrutura é dedicada aos mais de 300 pacientes que tratam a tuberculose e hanseníase e também ao apoio das 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas) que também realizam testes, orientam e encaminham os pacientes para tratamento.

O CRATH também é responsável por trabalhos que ocorrem em todas as regiões da Cidade. Orientações dos sintomas, exames e coleta de material, bem como distribuição de material educativo também são realizadas em locais específicos como Fundação CASA, Casa de Estar, Centro de Detenção Provisória (CDP), Terminais de ônibus e Feiras Livres.

Ações

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março,durante todo o mês, as 27 Usafas intensificam a orientação e conscientização dos pacientes sobre a tuberculose e também a realização do exame de baciloscopia (BK).

Tratamento

O tratamento da tuberculose pode curar praticamente todos os casos. O abandono do tratamento antes do tempo determinado pelo Ministério da Saúde é fator preponderante para dificultar o corte na cadeia de transmissão. Essa prática pode fazer com que os bacilos que estão no pulmão possam sobreviver. Neste caso, a pessoa muito provavelmente voltará a adoecer.

Sintomas

Os principais sintomas da tuberculose são: dor torácica, tosse por mais de três semanas, febre vespertina e suores noturnos e perda de peso. Caso uma pessoa apresente um ou mais desses sintomas deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para realizar o exame de BK (escarro).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter