09 de Setembro de 2024 • 08:57
Divulgação/PMS
Um mar verde invadiu as ruas do Gonzaga, na manhã deste sábado (17). Vestidas com camisas desta cor, centenas de pessoas saíram em caminhada pelo bairro para promover a conscientização da importância da doação de órgãos.
A 5ª Caminhada pela Vida, organizada pela Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da Secretaria de Saúde de Santos, contou ainda com diversos serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e consulta odontológica feita no Odontomóvel. A abertura do evento ficou por conta da apresentação da banda do Lar das Moças Cegas, puxando a fila dos caminhantes.
A enfermeira Renata Jaquim é doadora de órgãos, e acredita que eventos como o da manhã deste sábado são fundamentais para a conscientização das pessoas. "Muitos ainda resistem a esta ideia por medo ou por achar que o corpo vai ficar desfigurado durante o velório. Mas isso não acontece. Sabemos que nenhuma religião é contra a doação de órgãos".
Para a bancária Patrícia Cruz, é importante fazer um trabalho de conscientização das famílias. "São elas que vão tomar essa decisão. Este tipo de evento é muito importante. Por estar vestindo a camisa do evento, muitas pessoas já vieram me perguntar sobre o assunto".
Ainda sem posição definida sobre se pretende doar os órgãos, Terezinha Maria Jesus Santos aproveitou o evento para fazer teste de glicemia. "Está tudo bem comigo, graças a Deus. Eu me cuido. Não fumo, nem bebo álcool".
AVANÇOS
O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, destacou que "o gesto de uma única pessoa em doar seus órgãos pode salvar muitas vidas". Ele lembrou que o Município recebeu o selo de 'Amigo dos Transplantes' e vai transformar, em breve, o Complexo Hospitalar dos Estivadores em referência, na Zona Leste, na realização do procedimento.
Cotidiano
Saiba como foi a recepção feita para Beatriz Souza no litoral de SP
Ouro em Paris, Beatriz Souza fez o Ensino Fundamental em escolas públicas de Peruíbe
Conheça Bia Souza, judoca de Peruíbe que ganhou o 1º ouro do Brasil em Paris
Diário Mais
Uma das mais procuradas para a prática de surfe, além de oferecer o Monumento Mulheres de Areia e a Ilha das Cabras
Guarujá
O Diário obteve, com exclusividade, uma lista com nome e endereço de 60 estabelecimentos que estão sob embargo do Departamento de Estradas de Rodagem