Cotidiano

Cemitério mais alto do mundo tem 40 andares, 18 mil urnas e vista para o mar no litoral de SP

Reconhecido pelo Guinness desde 1991, o Memorial Necrópole Ecumênica é uma mistura de arquitetura, natureza e história e agora integra o city tour 'Conheça Santos'

Ana Clara Durazzo

Publicado em 15/10/2025 às 10:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mais do que um local de despedidas, o Memorial Necrópole Ecumênica é hoje um símbolo de inovação e reverência à vida, um espaço onde arquitetura, natureza e espiritualidade coexistem / Divulgação

Continua depois da publicidade

No alto do bairro do Marapé, em Santos, ergue-se uma das construções mais singulares do planeta: o Memorial Necrópole Ecumênica, reconhecido pelo Guinness World Records desde 1991 como o cemitério vertical mais alto do mundo. Com arquitetura imponente e paisagismo que une natureza e arte, o espaço rompe o conceito tradicional de sepultamento e se consolidou como uma das principais curiosidades turísticas da cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 Um marco arquitetônico e histórico

Inaugurado em 1991, o Memorial é o primeiro cemitério vertical da América Latina. Idealizado pelo empresário argentino Pepe Altstut, o local começou a ser construído em 1983 e hoje tem altura equivalente a um prédio de 40 andares, abrigando cerca de 18 mil lóculos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Por que moças rezam para encontrar o amor em túmulo no cemitério mais clássico de SP?

• Maior cemitério à beira-mar do mundo esconde histórias de naufrágios e sobrevivência

• Cemitério mais antigo do litoral de SP tem segredos revelados em passeio noturno inédito

Com 40 mil m² de área total, sendo 90% de Mata Atlântica preservada, o espaço combina inovação arquitetônica e respeito ambiental. Entre jardins e espelhos d’água com carpas e tartarugas, o visitante encontra aviário, capela, cinerário, ossário e até um Museu de Veículos, que exibe relíquias como Ford T e Tudor dos anos 1920, além de um Rolls-Royce Golden Silver.

Mausoléu do Rei Pelé e excelência nos serviços

Entre seus espaços mais emblemáticos está o Mausoléu do Rei Pelé, que atrai visitantes do mundo todo. O Memorial é também símbolo de excelência em atendimento funerário, o que lhe rendeu o título de necrópole mais visitada do mundo em 2015, no Encontro Mundial de Cemitérios, realizado na Espanha.

Continua depois da publicidade

Além dos jazigos, o local oferece estrutura completa de acolhimento, com salas de velório amplas, ambulatório, lanchonete, estacionamento e capela, reforçando o conceito de um espaço que alia respeito, conforto e serenidade.

No roteiro do 'Conheça Santos'

Durante a temporada de inverno, o Memorial Necrópole Ecumênica integra o roteiro do city tour 'Conheça Santos', passeio panorâmico promovido pela Secretaria de Turismo. O percurso, guiado por profissionais de turismo, percorre cerca de 40 pontos históricos e culturais da cidade, incluindo o Aquário, Orquidário, Outeiro de Santa Catarina, Museu do Café, Palácio José Bonifácio e o Museu Pelé.

As saídas ocorrem de quinta a domingo, às 10h e às 14h, partindo da Ilha de Conveniência do Boqueirão. A passagem custa R$ 15, pagos diretamente ao motorista, e a entrada no Memorial é gratuita. Neste domingo (14), excepcionalmente, o passeio será suspenso devido à realização da Cãominhada, na orla.

Continua depois da publicidade

 Um espaço de paz, arte e memória

Mais do que um local de despedidas, o Memorial Necrópole Ecumênica é hoje um símbolo de inovação e reverência à vida, um espaço onde arquitetura, natureza e espiritualidade coexistem.

Do alto de seus 40 andares, o cemitério mais alto do mundo reafirma o pioneirismo santista — e mostra que, até mesmo diante da finitude, Santos encontra maneiras únicas de celebrar sua história e transformar o inusitado em patrimônio.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software