X

Cotidiano

CEI que apura o Caso Rhodia vai até dezembro

Requerimento apresentado por vereadora fez com o prazo de investigação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) fosse ampliado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/11/2012 às 09:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prazo de investigação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre denúncias de novas contaminações dos trabalhadores de empreiteiras da fábrica desativada da Rhodia foi prorrogado por mais 45 dias. A ampliação aconteceu em virtude de requerimento apresentado pela vereadora Nêga Pieruzi (PT).  

O Diário do Litoral vem noticiando todos os passos da CEI e o drama dos trabalhadores. Na última reunião da comissão, ocorrida em setembro passado, a médica do trabalho Cecília Zavariz disse que é preciso, urgente, a implantação de uma frente de trabalho para avaliar o grau de contaminação e impedir novos contágios.

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e perita em doenças por contato com produtos químicos, Cecília definiu como absurda a omissão dos órgãos de fiscalização, das empreiteiras e da própria Rhodia para com a saúde dos trabalhadores.

Ela sugeriu que os profissionais da frente de trabalho fossem pagos pelo Poder Público que, posteriormente, poderia cobrar os custos da Rhodia (principal responsável pela contaminação), das empreiteiras (que ela avalia como corresponsáveis) e até a Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental (Cetesb) que, segundo acredita, foi omissa e incompetente na fiscalização. “O Ministério Público pode obrigá-los a pagar a equipe e os exames”, disse na ocasião.   

“O caso é muito grave  quem tem HCB no sangue transmite para os filhos e para a esposa”, finalizou Cecília Zavariz.

A vereadora Nêga Pieruzi (PT) apresentou um requerimento soliciantando a ampliação do prazo de investigação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) (Foto: Aderbau Gama)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter