CEEJA tem inscrições abertas em todo o estado; há vagas na Baixada

Todas as unidades do CEEJA funcionam com atendimento individual e regime de eliminação de matérias

Comentar
Compartilhar
20 FEV 2021Por Da Reportagem11h30
No CEEJA, o aluno pode decidir os dias em que comparece à unidade presencialmente para conversar com os professores de forma individualFoto: Reprodução

A Secretaria Estadual da Educação oferece uma opção mais flexível, no formato híbrido, para os jovens e adultos que queiram completar seus estudos na educação básica por meio dos Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (CEEJA). 

Diferente do modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde os estudantes precisam ir às escolas todos os dias, no curso oferecido pelo CEEJA, o aluno pode decidir os dias em que comparece à unidade presencialmente para conversar com os professores de forma individual. Nessa modalidade os estudos são feitos em casa com o material didático disponibilizado e a orientação necessária.

Os estudantes também devem realizar presencialmente as avaliações parciais e final. A formação é organizada em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados. 

Nos municípios que permitem a abertura das escolas no atual cenário de pandemia, os cursos de CEEJA seguem funcionando normalmente com o cumprimento dos protocolos nas atividades presenciais.  

A rede estadual possui hoje cerca de 80 mil alunos matriculados em cursos de CEEJA no ensino fundamental e ensino médio. São 39 unidades no estado. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.