X

Cotidiano

CDHU reassenta 98 famílias que viviam em área de risco na Serra do Mar

Moradores foram removidos para novos apartamentos em São Vicente em uma ação que integra o Programa Serra do Mar

Da Reportagem

Publicado em 05/05/2021 às 20:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As famílias foram removidas para apartamentos de dois e três dormitórios do empreendimento São Vicente H / Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão ligado à Secretaria de Estado da Habitação, reassentou na semana passada mais 98 famílias que viviam em área de risco na região de Utinga Pilões, em Cubatão, em uma ação promovida pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que já beneficiou 5,8 mil famílias.

As famílias foram removidas para apartamentos de dois e três dormitórios do empreendimento São Vicente H, situado no bairro Catiapoã, próximo à estação do VLT. Também foram demolidas 49 edificações originárias dos beneficiários, todas na região do PESM - Utinga Pilões em Cubatão que contou com o apoio da Polícia Ambiental, da Concessionaria Ecovias, Artesp e equipes de obras e da área social da CDHU e da coordenação do programa. "Estamos tirando as famílias de áreas de risco e de preservação, que se encontram em vulnerabilidade, e devolvendo a dignidade com a casa própria", afirmou Eduardo Velucci, coordenador do programa.

Iniciado em 2010 mediante contrato firmado entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa Serra do Mar tem como objetivo a proteção da biodiversidade e a melhoria das condições habitacionais de famílias residentes em assentamentos precários dentro de unidades de conservação, em áreas passíveis de desastres climáticos e geológicos (deslizamentos, inundações etc.). O programa está sendo implantado pela CDHU em parceria com as Secretarias Estaduais da Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente. Até o momento, já foram entregues 5.820 moradias para famílias reassentadas e outras 668 unidades habitacionais estão em obras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter