X

Cotidiano

CDHU nega possibilidade de privatização

Ontem o vereador Antônio Vieira da Silva, o Toninho Vieira (PSDB), de Cubatão, se mostrou preocupado com a possível privatização da companhia

Da Reportagem

Publicado em 21/05/2019 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde que iniciou suas atividades, a CDHU construiu e comercializou por volta 514 mil novas unidades habitacionais / Nair Bueno/DL

A Direção da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) negou ontem a intenção de privatização da empresa pelo Governo João Doria (PSDB). A informação foi dada por uma fonte da coluna Contraponto, na última sexta-feira (18).

Ontem o vereador Antônio Vieira da Silva, o Toninho Vieira (PSDB), de Cubatão, se mostrou preocupado com a possível privatização da CDHU. Ele, que é também diretor da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), obteve a informação na Assembleia Legislativa (Alesp).

"Isso me preocupou muito. Nós, que andamos pelas cidades, ouvimos constantemente os mutuários reclamando que pagam anos e não sabem o quanto devem e, em alguns casos, a dívida é maior do que a pessoa pagou em 20 anos. Essa prestação de contas precisa ser mais clara. Agora, ainda surgiu essa questão da privatização", afirma Vieira.

O parlamentar ressalta que Cubatão tem dois conjuntos habitacionais da CDHU (São Judas Tadeu e Rubens Lara), ambos no Jardim Casqueiro.

"As famílias, quando começaram a pagar, tinham, por exemplo, três pessoas em casa trabalhando e contribuindo para o pagamento das prestações. Hoje, em alguns casos, as três pessoas estão desempregadas. Essa é a grande questão. Se perderem o apartamento vão para aonde? Rua? Uma privatização vai resolver isso ou piorar a situação?", indaga.

A CDHU é uma empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação, é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Tem por finalidade executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda - atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

Ela é hoje uma das maiores companhias habitacionais do mundo e movimenta perto de 1 bilhão de reais por ano, orçamento superior à receita da maioria dos municípios paulistas. Desde que iniciou suas atividades, construiu e comercializou por volta 514 mil novas unidades habitacionais, número que compõe cerca de 3.400 conjuntos habitacionais em 626 municípios (97%), de um total de 645 em todo o Estado (dados de 2016). Nessas casas moram cerca de 2,2 milhões de pessoas, número superior à população da grande maioria dos municípios brasileiros.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter