Cotidiano

Catástrofe climática causa danos quase irreversíveis e pode decretar fim de país

As tempestades intermináveis no local fazem com o que o Lago Vitória tenha avanços assustadores e que já mudaram a vida de 700 mil pessoas

Igor de Paiva

Publicado em 23/09/2024 às 11:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Sudão do Sul é conhecido internacionalmente como um dos locais mais úmidos de todo o planeta / Helena Jankovičová Kováčová/Pexels

Continua depois da publicidade

O Planeta Terra tem respondido de maneira violenta os danos ao meio ambiente. Agora foi a vez de diversos países da África sofrerem com inundações de níveis históricos causadas por chuvas intensas. Ao todo, cerca de 4 milhões foram afetadas pelo fenômeno natural. Entretanto, a situação do Sudão do Sul é ainda pior e o quadro é quase irreversível. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As tempestades intermináveis no local fazem com o que o Lago Vitória tenha avanços assustadores e que já mudaram a vida de 700 mil pessoas. Diante das inundações, os moradores precisam procurar outras moradias. 

Continua depois da publicidade

Ainda por conta das chuvas, existe a preocupação de que as regiões nunca mais possam ser habitadas. Chamados de refugiados climáticos, os sul-sudaneses talvez nunca retornem. 

O Sudão do Sul é conhecido internacionalmente como um dos locais mais úmidos de todo o planeta. Além das chuvas, o seu solo é extremamente argiloso, o que dificulta o escoamento da água. 

Continua depois da publicidade

Localizado no noroeste da África, o Sudão do Sul tem uma população de 10,91 milhões de habitantes, de acordo com os registros e estudos elaborados em 2022. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software