Cerca de 2 mil cães e gatos foram castrados pela Prefeitura neste ano, entre janeiro e junho / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Cerca de 2 mil cães e gatos foram castrados pela Prefeitura neste ano, entre janeiro e junho. O serviço é realizado gratuitamente no Castramóvel, da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), com parceria da equipe técnica de veterinária da Universidade São Judas, três vezes por semana (segundas, quartas e quintas-feiras no período da manhã), entre 8h e 12h, mediante agendamento.
Moanah, uma gata de cor cinza, foi o primeiro animal dos 16 atendidos nesta segunda-feira (15) na unidade móvel estacionada nos fundos da Câmara Municipal (entrada pela Rua Bittencourt, em frente ao 29, Centro). Para a tutora dela, Cyntia Blankenburg, que aguardava a volta de sua gata do lado de fora do ônibus adaptado para cirurgias, esse tipo de procedimento é fundamental para evitar a superpopulação de animais e oferecer mais qualidade de vida a eles.
Continua depois da publicidade
"É muito importante castrar; eu moro em casa e não deixo meus gatos saírem, só que pode acontecer de outro entrar. Com eles castrados, evito novos filhotinhos nas ruas".
Ao chegar no local onde está o Castramóvel, os animais receberam anestesia junto de seus tutores, passaram pela tricotomia (raspagem dos pelos) e foram microchipados com identificação subcutânea.
Continua depois da publicidade
Agilidade
Quem comandou as cirurgias desta manhã foi a veterinária Karoline Castro, que destacou o procedimento como algo simples e com duração de 5 a 10 minutos. "É rápido, o corte é bem pequeno e normalmente os animais levam só um ponto".
A recuperação é tranquila de acordo com ela. "Os animais ficam molinhos no dia da operação, alguns vomitam por causa da anestesia, mas tudo dentro do esperado". Todos saem medicados para o primeiro dia (analgésico, antibiótico e anti-inflamatório); o restante fica a cargo do munícipe responsável.
Continua depois da publicidade
No dia seguinte, parecem não ter passado por cirurgia, mas é bom tentar que façam mais repouso e não permitir que passem a língua no local, para evitar infecções. O ponto é retirado após 10 dias na sede da Codevida pela equipe técnica.
Recomendado
Pela segunda vez, Marinalda Nascimento procurou a coordenadoria para agendar a castração de seus animais. "Já castrei um cachorro e a equipe trata muito bem os animais, com maior carinho". Desta vez, levou uma gatinha, de 7 meses, ainda sem nome, que está em sua casa temporariamente. "A mãe dela apareceu em casa numa noite de chuva. Ouvi os miados e ela estava embaixo da minha cama com três filhotes. Deve ter entrado com os gatinhos pela boca. Não tive como não acolher, mas ela será doada".
Continua depois da publicidade
Na espera do atendimento, o gato preto Banguela recebeu muitos afagos do seu tutor, Andre Luiz de Negreiros. Até dois meses atrás, o felino vivia com uma moradora de rua e ficou sob cuidados da irmã dele após ela aceitar o tratamento de saúde oferecido por uma assistente social. "Falei com minha irmã e resolvi adotar há 20 dias, mas estou apaixonado", explica Negreiros, que aprova a iniciativa do castramóvel. "Gostei muito porque descentraliza o serviço na sede da coordenadoria e facilita o acesso da população".
Como agendar
Os agendamentos acontecem todo dia 15 do mês (dia útil) na sede da Codevida. Caso o dia 15 seja sábado, domingo ou feriado, ele ocorre no primeiro dia útil subsequente ao 15. São sempre ofertadas 25 vagas por bairros selecionados. O interessado pode agendar até dois animais e, para inscrever, o dono deve ser maior de 21 anos e apresentar CPF (o mesmo da pessoa que levará o animal), RG e comprovante de residência.
Continua depois da publicidade