Castramóvel público é entregue em São Vicente

Equipamento atenderá bairro a bairro, levando serviço de castração para os pets.

Comentar
Compartilhar
06 OUT 2019Por Da Reportagem20h08
São Vicente ganhou, nesta sexta-feira (4), o Castramóvel.Foto: Divulgação/PMSV

São Vicente ganhou, nesta sexta-feira (4), o Castramóvel. Em breve, o equipamento estará percorrendo todos os bairros e levando castração e reforço ao atendimento médico veterinário para os pets da Cidade. Destaque por oferecer serviços essenciais, a unidade chamou a atenção e já ganhou elogios de quem estava em frente à Prefeitura, local escolhido para a entrega.

"O Castramóvel é imprescindível pelo fato de vermos cachorros abandonados. Essa iniciativa é primordial para reduzir a procriação dos animais. Também vai atender à população de baixa renda, que não pode pagar por um serviço de castração para seu bichinho", disse o munícipe Eduardo Carvalho Ladeira, contente com o novo equipamento público.

A unidade é dotada de sala de preparação, para o pré-operatório; centro cirúrgico; sala de pós-cirúrgico; sanitário e espaço de assepsia. "A concepção do Castramóvel é de que, por meio dele, levaremos serviço de castração e atendimento médico veterinário, principalmente aos bairros onde exista dificuldade de deslocamento com o pet. Ou seja, é a descentralização do serviço, para atender ao maior número de pets na Cidade", comentou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Animal, veterinário Gustavo Palmieri.

Criado a partir de emenda do deputado estadual Caio França, com repasse no valor de R$ 200 mil, segundo o parlamentar vicentino, o equipamento vai fazer a diferença. "A unidade visa melhorar a quantidade de atendimentos, que hoje é de cerca de 600 por mês. Será feito um cronograma para assistir a todos os interessados", comentou o deputado.

Vinculado à Secretaria da Saúde (Sesau), de acordo com o prefeito Pedro Gouvêa, o Castramóvel é mais uma conquista importante para o Município. "São 600 castrações por mês e pretendemos descentralizar o serviço. Além disso, a meta é promover campanhas educativas junto à população", disse.

Pedro Gouvêa aproveitou para anunciar que, ainda este mês, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) e que foi instalada na Área Continental, ao lado da Subprefeitura (Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 231, no Jardim Rio Branco).