X

Cotidiano

Caso Rhodia: ‘Herança tóxica' sem destino

Técnico ambiental garante que não existe solução, pelo menos a curto prazo, para destinação de resíduos

Carlos Ratton

Publicado em 03/12/2012 às 11:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A decisão do governo da Bahia em determinar que a empresa de soluções ambientais Cetrel Lumina suspenda o transporte e a queima de material tóxico enviado de Cubatão à Camaçari, pela Rhodia, sob argumento da necessidade de novos testes para confirmar a segurança da operação pode ser um sinal de problemas para a multinacional francesa. 

Esta semana, o técnico ambiental e coordenador da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO) – órgão que reúne ex-funcionários da empresa francesa - Jeffer Castelo Branco, garante que não existe solução, pelo menos a curto prazo, para acabar com a contaminação por hexaclorobenzeno (HCB) e as demais substâncias químicas, herança deixada pela Rhodia no Polo Industrial de Cubatão e imediações, nas últimas décadas. 

“Desde 2004, a Rhodia vem tentando levar os resíduos para a Bahia  porque o governo de lá utiliza a legislação federal, que é mais flexível. A empresa não está conseguindo queimar os resíduos em São Paulo e quer transferir o problema para Camaçari”.
 
O técnico explica que a queima não é a melhor tecnologia para eliminar o produto do meio ambiente, pois produz um residual de 90% que permanece no solo.
 
Jeffer Castelo Branco, garante que não existe solução para acabar com a contaminação por hexaclorobenzeno (Foto: Luiz Torres/DL)
 
Pressão da Bahia é grande
 
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado baiano, a suspensão atende à solicitação do grupo de deputados, vereadores e ambientalistas que se reuniram com o secretário da pasta, Eugênio Spengler. A autorização na Bahia foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
 
O Inema e a Companhia de Tecnologia do Estado de São Paulo (Cetesb) tinham autorizado a Rhodia a transferir para Camaçari 760 toneladas por ano das cerca de 5 mil toneladas de material contaminado que, há décadas, a Rhodia mantém armazenada no terreno de Cubatão, onde, até 1993, funcionava sua fábrica. 

Outras 33 mil toneladas de material semelhante permanecem à espera de uma solução definitiva armazenados em um terreno de São Vicente. 
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter