X

Cotidiano

Caso Rhodia: Governo quer suspender queima de lixo

Governo baiano quer que novos testes sejam realizados para confirmar a segurança da operação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/11/2012 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo da Bahia vai determinar que a empresa de soluções ambientais Cetrel Lumina suspenda o transporte e a queima de material tóxico enviado de Cubatão, pela Rhodia, para Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Serão solicitados novos testes para confirmar a segurança da operação.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado baiano, a suspensão atende à solicitação do grupo de deputados, vereadores e ambientalistas que se reuniram ontem com o secretário da pasta, Eugênio Spengler. A autorização na Bahia foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
 
“Pedimos a suspensão permanente da incineração porque achamos isso um desrespeito ao povo de Camaçari. Se esse material foi gerado em São Paulo, por que o trazer para a Bahia?”, questionou a deputada estadual Luiza Maia (PT).
 
O Inema e a Cetesb, de São Paulo, haviam autorizado a Rhodia a transferir para Camaçari 760 toneladas por ano das cerca de 5 mil toneladas de material contaminado que, há décadas, a Rhodia mantém armazenada no terreno de Cubatão, onde, até 1993, funcionava sua fábrica. Procurada ontem, a Rhodia disse que não havia sido comunicada pelo governo baiano da decisão.
 
Outras 33 mil toneladas de material semelhante permanecem à espera de uma solução definitiva armazenados em um terreno de São Vicente. No sábado, dia 24, a Rhodia informou que não tem planos de enviar os resíduos de São Vicente para serem queimados em Camaçari. 
Procurada, a prefeitura disse que aguardaria os resultados obtidos com a incineração do material de Cubatão antes de decidir se vai cobrar da Rhodia a mesma solução para o material acumulado na cidade.

A empresa mantém armazenada cerca de 5 mil toneladas de lixo contaminado em Cubatão (Foto: Agência Brasil)
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter