X

Cotidiano

Caso de tortura por parte da Guarda Municipal de Santos é investigado

O caso envolve um morador de rua que, supostamente, teria furtado fios de cobre próximo ao Canal 1

Carlos Ratton

Publicado em 29/04/2019 às 09:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo registro, guardas municipais teriam agredido morador de rua na viatura e na delegacia / Nair Bueno/Diário do Litoral

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar um suposto caso de tortura envolvendo um morador de rua e dois guardas municipais de Santos. O caso foi registrado no último dia 16, na Central de Polícia Judiciária, no Centro da Cidade.

O delegado do 7º Distrito Policial, que responde pela área onde ocorreram os fatos, analisa também tentativa de furto. As partes envolvidas na ocorrência e testemunhas serão ouvidas pela Polícia, que realiza diligências para esclarecer a situação.

Segundo boletim de ocorrência 791/2019, o morador de rua, de 26 anos, foi capturado pelos guardas municipais por volta das 17h25, na Avenida Presidente Wilson, 176, no José Menino, sob suspeita de furto de fios de cobre.

Mesmo alegando ser inocente, o morador sofreu agressão física na abordagem, depois dentro da viatura e, mesmo já algemado, também no corredor do plantão policial, antes de ser atendido pelos policiais de plantão. Os guardas ainda apertaram as algemas, causando muita dor no rapaz que contou o ocorrido ao delegado que comandará as investigações.

Conforme o documento, o morador de rua recebeu socos nas costelas. Um dos guardas municipais, após colher a assinatura do morador, desferiu mais três socos. O rapaz gritou ao ter as algemas apertadas nos pulsos mas, quando os policiais civis foram atende-lo, os guardas já haviam se retirado.

O Secretário de Segurança Pública de Santos, responsável também pela Guarda Municipal, Sérgio Del Bel, disse que teve conhecimento da ocorrência. Ele informa que um cidadão acionou a Guarda após apontar um rapaz em atitude suspeita de estar furtando fios de cobra na Avenida Presidente Wilson.

"Uma viatura se deslocou para o local e conseguiu localizar a pessoa com as características informadas pelo cidadão. Foi feita a detenção e o denunciante reconheceu o acusado como sendo o autor da tentativa de furto, que foi conduzido ao 7º. DP e, depois, para o Plantão Judiciário", confirma o secretário.

Del Bel afirma que, depois, obteve a informação que os dois guardas teriam agredido fisicamente o rapaz. "Não concordamos com esse tipo de comportamento, que não faz parte do nosso elenco de instrução e, imediatamente, determinamos uma apuração interna, na Guarda Municipal, para ouvir os guardas acusados", explica.

O secretário revela que foram feitos dois boletins - um de tentativa de furto e outro de agressão. Agora, aguarda o resultado do exame de corpo de delito, emitido pelo Instituto Médico Legal (IML), para constatar, ou não, a agressão. "Se confirmar, todo o material que temos em mãos será encaminhado à Comissão de Inquérito Interna da Prefeitura, para a adoção das medidas cabíveis". 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter