X

As datas festivas ou do calendário anual serão realizadas internamente, sem as presenças de músicos e grupos de dança / Divulgação/Residencial Stella Maris

A pandemia de coronavírus alterou a rotina de quem vive e de quem trabalha em residenciais para idosos na região. Desde que o vírus começou a se espalhar pelo mundo, as estatísticas mostram que os mais afetados tem sido os mais velhos, por isso a apreensão.

O Residencial Stella Maris, em Santos, e o Lar Vicentino, em São Vicente, implantaram novos protocolos de segurança, entre eles a suspensão das visitas de familiares, a entrada de grupos de voluntários e as saídas para passeios.

Em meio às atividades paralisadas, está a apresentação de músicos que os idosos tanto gostam. “O Stella Maris anda muito vazio e silencioso. Pra amenizar essa situação a gente coloca as músicas que eles gostam no rádio. Os mais conscientes conversam com os familiares por vídeo e estão por dentro de tudo o que acontece. Já quem tem alguma condição, como o Alzheimer, nós mandamos boletins diários e vídeos para as famílias”, explica Nathalia Pimentel, uma das sócias da clínica.

Para entreter os idosos do Lar Vicentino, os funcionários também colocam músicas capazes de trazerem de volta as boas lembranças e incentivam atividades como pintura de desenhos com tinta. A assistente social conversa com os mais lúcidos para explicar sobre a pandemia e, principalmente, a importância de manter-se em isolamento e longe dos familiares temporariamente.

A TV também está liberada. “Colocamos filmes antigos, shows, principalmente do Roberto Carlos, que eles adoram”, conta Nathalia.

Já a decisão de suspender as visitas dos familiares não foi fácil, segundo ela, mas necessária para evitar uma possível contaminação. Ela explica que manter o contato com os parentes é muito importante para quem vive em casas de repouso, mas não houve outra alternativa em meio aos riscos que a doença traz aos idosos.

“Os familiares entenderam e até elogiaram a medida. A comunicação por telefone foi reforçada e os clientes conseguem ver seus parentes pelas câmeras que temos espalhadas nas áreas comuns”.

Tem dias, que dá para matar a saudade à distância, quando os familiares vão até o local para levar roupas ou produtos de higiene e, pelo portão, acenam aos seus.

“A gente espera que logo esse cenário mude porque eles adoram receber abraços”, diz ela.

PROTOCOLOS.

No Lar Vicentino só entram funcionários e equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso seja necessário.

As datas festivas ou do calendário anual serão realizadas internamente, sem as presenças de músicos e grupos de dança, que geralmente se apresentam voluntariamente.

Também foram instalados dispensers com álcool gel em pontos de circulação de pessoas nas dependências da casa e cartazes com orientações sobre a importância de lavar as mãose utilizar a máscara.

No Stella Maris as medidas são as mesmas. Os funcionários que vêm da rua, ao chegarem, vão direto para um banheiro reservado à desinfecção.

Lá, trocam suas roupas e sapatos pelo uniforme, fazem a lavagem das mãos e colocam as máscaras. Na hora de ir embora, tanto o uniforme quanto os calçados ficam e são lavados na própria clínica.

Até o momento, nenhuma das casas têm previsão de quando a rotina voltará ao normal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter