Casa no Morro dos Barbosas é demolida pela prefeitura

A casa estava interditada desde o dia 21 de janeiro, quando fortes chuvas causaram deslizamentos na região

Comentar
Compartilhar
15 FEV 2017Por Vanessa Pimentel10h00
O imóvel tinha risco de desabar desde 2005, mas a proprietária alegou não ter dinheiro para realizar o serviço, que foi feito pela Prefeitura depois do último deslizamentoO imóvel tinha risco de desabar desde 2005, mas a proprietária alegou não ter dinheiro para realizar o serviço, que foi feito pela Prefeitura depois do último deslizamentoFoto: Matheus Tagé/DL

Uma das casas existentes no Morro dos Barbosas, em São Vicente, foi demolida ontem pela Defesa Civil do município. A residência localizada em um barranco ao lado da Avenida Newton Prado, próxima à Ponte Pênsil, estava interditada desde o último dia 21 de janeiro, quando fortes chuvas atingiram a região e causaram o deslizamento de terra no local, afetando parte da estrutura.

Segundo a Prefeitura, o imóvel já tinha risco de desabar desde 2005, mas a proprietária alegou não ter dinheiro para realizar o serviço. Desde então a Defesa Civil monitora a área, porém, com o ocorrido em janeiro a situação se agravou e a Administração decidiu realizar a demolição por conta própria.

Segundo o órgão, a proprietária possui outro imóvel no mesmo terreno, mas este não corre risco de desabar. “Ela não está desamparada porque já mora na outra casa há muitos anos. Explicamos a situação e ela entendeu que o risco não é só para ela, mas para os pedestres e veículos que passam por aqui. Então assinou o termo e autorizou a demolição do restante da estrutura”, informou Celso Almeida, funcionário da Defesa ­Civil.

O secretário de Habitação de São Vicente, Edson Brasil, esteve no local para acompanhar o serviço durante o início da tarde. De acordo com ele, a casa era a única em situação de risco no Morro dos Barbosas.

Serviço

A operação só poderia ser feita com o solo seco, por isso, desde o deslizamento, a Defesa Civil da cidade estava vistoriando o local e a lona foi colocada para evitar mais escorregamentos.

Com o forte calor dos últimos dias e o solo favorável, o órgão decidiu realizar a operação ontem. Cerca de oito funcionários do órgão participaram da ação que começou pela manhã e se estendeu durante a tarde. Parte da via também estava interditada pela Companhia de ­Engenharia de Tráfego (CET).

Vistorias e ações de prevenção no Morro dos Barbosas e em outras regiões do município continuarão sendo feitas, segundo a Defesa Civil.