X

Cotidiano

Cartórios ampliam jornada para cadastro biométrico

O objetivo é saltar de cerca de 400 cadastros por semana para ao menos 800, como meta total somada dos três cartórios

Da Reportagem

Publicado em 23/10/2017 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para atender o aumento de demanda, os cartórios vão funcionar das 8h às 18h. Normalmente, o atendimento é iniciado a partir das 12h / Rodrigo Montaldi/DL

Os cartórios eleitorais de Santos esperam dobrar o número de cadastros biométricos a partir de hoje, quando começa a Semana do Atendimento Ampliado na Cidade. O objetivo é saltar de cerca de 400 cadastros por semana para ao menos 800, como meta total somada dos três cartórios.

Para atender o aumento de demanda, os cartórios vão funcionar das 8h às 18h. Normalmente, o atendimento é iniciado a partir das 12h.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 336.653 eleitores de Santos, 55.544 já fizeram o cadastramento biométrico, o que corresponde a 16,50%. A média na Baixada Santista é de 15,85%. Os números são referentes até o último balanço, atualizado na sexta-feira (20).

No estado de São Paulo, o cadastramento já é obrigatório em 85 municípios – nenhum na Baixada Santista.

Em breve, de acordo com a Justiça Eleitoral, a lista das cidades onde a biometria é obrigatória será ampliada. Nos municípios com obrigatoriedade, quem não se apresentar a Justiça Eleitoral tem o título cancelado.

Para agendar o atendimento, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.

É necessário levar comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, bancária, etc.) e documento de­ ­identificação.

A chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos (Centro), Michelle Lapa Cortegiano Molarino, afirma que os eleitores não devem postergar o agendamento para não terem que eventualmente esperar em filas  em uma fase futura, quando houver a obrigatoriedade na cidade.

De acordo com Michelle, na hipótese de o eleitor não conseguir fazer o agendamento pelo site, ele deve ir diretamente ao cartório neste caso o atendimento é por ordem de chegada.

Na última semana de novembro, conforme adiante Michelle, está programada mais uma Semana de Atendimento Ampliado em Santos.

Ela ressalta que outras jornadas ampliadas na cidade dependem exclusivamente da adesão. “Se a gente realmente atingir essa meta (nesta semana) ou ficar próximo dela, a tendência é que o TER autorize outras ações desse sentido”, afirma a chefe do cartório.

O cartório da 118ª Zona Eleitoral fica na Rua Amador Bueno, no 63, no Centro de Santos; o da 272ª, na Rua Vereador Henrique Soler, 279, na Ponta da Praia, e o 273ª na Avenida Bernardino de Campos, 99, na Vila Belmiro.

O Posto Eleitoral de Bertioga, na Rua Luiz Pereira de Campos, 408, no Centro, também terá jornada ampliada nesta semana, das 8 às 18 horas.

Sem demora

A encarregada administrativa Sirlei Cristina de Lima (foto), de 47 anos, fez o cadastro biométrico na última quarta-feira (18) na 118ª Zona Eleitoral e não enfrentou fila. “Foi até uma causalidade. Estava passando e pensei que é melhor parar mim. Já ­estava ciente (da campanha de cadastramento) pela televisão e pelo rádio”.

O motorista Eduardo Carlos de Jesus, de 50 anos, aproveitou o momento em que transferia o título de Guarujá para Santos, na 118ª, para o cadastro biométrico. “Foi bem rápido”, disse.

Mesários

Michelle afirma que os eleitores  que tiverem interesse em serem voluntários como mesários podem fazer isso no momento do cadastramento biométrico. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter