Cotidiano

Carro é flagrado pedindo volta do AI-5 durante protesto em Santos

Motoristas e caminhoneiros de cidades da Baixada Santista participaram da manifestação neste domingo (19)

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2020 às 13:00

Atualizado em 20/04/2020 às 13:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Veículo chamou atenção por pedir a volta do Ato Institucional Número Cinco (AI-5) no Brasil / Reprodução/Facebook

Continua depois da publicidade

Durante manifestação contra as medidas de isolamento social e a favor do presidente Jair Bolsonaro neste domingo (19), em Santos, um veículo chamou atenção por pedir a volta do Ato Institucional Número Cinco (AI-5) no Brasil. A foto foi tirada enquanto o protesto acontecia na Praça da Independência, no Gonzaga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O AI-5 foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. Os atos institucionais foram a maior forma de legislação durante o regime militar, dado que, em nome do "Comando Supremo da Revolução" (liderança do regime), derrubaram até a Constituição da Nação, e foram aplicadas sem a possibilidade de revisão judicial.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Discurso de Bolsonaro é 'escalada antidemocrática', dizem políticos

O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968. Isso resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais que eventualmente resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.

Motoristas e caminhoneiros de cidades da Baixada Santista participaram da manifestação. Atos foram registrados em ruas e pontos turísticos de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software