X
Cotidiano

Carreta Literária chega a Santos para atender alunos da Rede Municipal

Alunos que tiveram o primeiro contato com o "Book truck", como também é conhecida a carreta, ficaram empolgados com a quantidade e a qualidade das publicações

O Projeto tem acesso gratuito e o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver atividades que contribuam para a formação de leitores / Divulgação/PMS

Uma carreta cheia de livros! Mais de 500 títulos vão ficar à disposição, a partir de agora, dos alunos das 86 unidades de educação, de forma itinerante e acessível a todos. A entrega da Carreta Literária foi na manhã desta terça-feira (18), no Centro de Capacitação Darcy Ribeiro.

A inauguração simbólica do equipamento teve a participação on-line de uma representante da Rede Educare, a diretora Kátia Rocha, a Secretária Adjunta de Educação, Maria Helena Marques, representantes do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, diretor superintendente e do consultor de relacionamento da CPFL, Silvio Ramos.

O evento também teve a participação de educadores da rede municipal de Santos e da chefe da Seção de Biblioteconomia, Cristina Zinesi, que falou da importância da carreta para o trabalho itinerante de leitura nas escolas.

Alunos que tiveram o primeiro contato com o "Book truck", como também é conhecida a carreta, ficaram empolgados com a quantidade e a qualidade das publicações. "São livros de capa dura e muitos títulos que nossos profissionais das bibliotecas estavam nos pedindo para adquirir", comenta Cristina Zinesi.

O que é o Projeto Carreta Literária

O Projeto Carreta Literária tem o objetivo de reduzir a distância entre livros e leitores no Brasil. No ano de 2019, a Carreta Literária fez parte do Circuito CPFL e percorreu cinco municípios brasileiros entre os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2020, foram produzidas 5 novas Carretas que percorreram mais 5 municípios entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

O Projeto tem acesso gratuito e o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver atividades que contribuam para a formação de leitores.

A Carreta é um equipamento cultural móvel, um "espaço de leitura em movimento", e, em alusão aos food trucks, chega com um cardápio de "sabores" a vários municípios brasileiros, estimulando o trânsito de livros e impressos fora do circuito "convencional": escolas e bibliotecas municipais.

Para embarcar 500 livros nessa viagem formatou-se, o "book truck" com um acervo atual, diversificado e pronto a atender aos muitos apetites. Afinal de contas, a Literatura tem a capacidade de ser comida, diversão e arte... e você, tem fome de quê?

No Projeto Carreta Literária o aluno, os educadores e comunidade em geral podem:
•    Ler e ter acesso a um acervo atualizado, divertido e inclusivo;
•    Compartilhar Leituras;
•    Fazer Pesquisas;
•    Contar histórias ou ser voluntário nas ações de Mediação de Leitura;
•    Doar livros, em perfeitas condições de uso.

O Projeto Carreta Literária vai percorrer um circuito gratuito para desenvolvimento de atividades e incentivo à leitura em escolas e instituições, de acordo com cronograma feito pela Sebibli, da Seduc- Santos. Além disso, haverá formação para uma rede de mediadores de leitura, capazes de direcionar as ações da Carreta nos espaços.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software