Cotidiano

Carreta da Mamografia contabiliza mais de 500 atendimentos em Guarujá

Foram feitas 529 mamografias mais 32 ultrassons, que serviram na complementação de exames com alteração

Da Reportagem

Publicado em 12/11/2018 às 22:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A vinda da Carreta fez parte da Campanha Outubro Rosa / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente quanto aos exames de prevenção câncer de mama, o que mais incide sobre a população feminina. É com este objetivo que a Prefeitura de Guarujá trouxe a Carreta da Mamografia, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Mulheres de Peito.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O veículo ficou na Cidade de 25 de outubro até o último dia 10, onde prestou um total de 561 atendimentos. Destes, 529 foram mamografias e outras 32 ultrassons para complementar exames que indicaram alterações. A Carreta da Mamografia ficou estacionada em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, o “PAM da Rodoviária” (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antonio).

Continua depois da publicidade

O funcionamento da Carreta ocorreu de segunda a sábado, sempre com a distribuição de senhas. Fizeram o exame, mulheres com idade acima dos 35 anos. Excepcionalmente nos dias 9 e 10 de novembro, o atendimento foi destinado às pacientes, cujo exame teve alterações.

A vinda da Carreta fez parte da Campanha Outubro Rosa, uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde junto às unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), que desenvolveram várias atividades para chamar a atenção das mulheres, sobre à importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama, entre outras doenças.

Continua depois da publicidade

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura, a ginecologista Adriana Machado, a Carreta foi mais uma ação positiva de promoção à saúde do governo Válter Suman em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. “Sem dúvida um sucesso. Apesar de não termos uma demanda reprimida para mamografia na rede municipal, nós entendemos que ações como essa ajudam a divulgar a necessidade do exame, como o melhor método de rastreamento da prevenção do câncer de mama”, frisou.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software