X

Cotidiano

Carreta da Mamografia contabiliza mais de 500 atendimentos em Guarujá

Foram feitas 529 mamografias mais 32 ultrassons, que serviram na complementação de exames com alteração

Da Reportagem

Publicado em 12/11/2018 às 22:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A vinda da Carreta fez parte da Campanha Outubro Rosa / Divulgação/PMG

Facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente quanto aos exames de prevenção câncer de mama, o que mais incide sobre a população feminina. É com este objetivo que a Prefeitura de Guarujá trouxe a Carreta da Mamografia, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Mulheres de Peito.  

O veículo ficou na Cidade de 25 de outubro até o último dia 10, onde prestou um total de 561 atendimentos. Destes, 529 foram mamografias e outras 32 ultrassons para complementar exames que indicaram alterações. A Carreta da Mamografia ficou estacionada em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, o “PAM da Rodoviária” (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antonio).

O funcionamento da Carreta ocorreu de segunda a sábado, sempre com a distribuição de senhas. Fizeram o exame, mulheres com idade acima dos 35 anos. Excepcionalmente nos dias 9 e 10 de novembro, o atendimento foi destinado às pacientes, cujo exame teve alterações.

A vinda da Carreta fez parte da Campanha Outubro Rosa, uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde junto às unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), que desenvolveram várias atividades para chamar a atenção das mulheres, sobre à importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama, entre outras doenças.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura, a ginecologista Adriana Machado, a Carreta foi mais uma ação positiva de promoção à saúde do governo Válter Suman em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. “Sem dúvida um sucesso. Apesar de não termos uma demanda reprimida para mamografia na rede municipal, nós entendemos que ações como essa ajudam a divulgar a necessidade do exame, como o melhor método de rastreamento da prevenção do câncer de mama”, frisou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Negou

Ex-prefeito Bili garante que não houve dolo e que vai recorrer de decisão

O juiz Leonardo de Mello Gonçalves, da Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), condenou o ex-prefeito Luis Cláudio Bili Lins da Silva por improbidade administrativa e dano ao erário

Itanhaém

Vamos ajudar? Banco de leite materno de Itanhaém precisa de doações

O alimento pode ser compartilhado para ajudar a salvar a vida de diversos bebês na UTI Neonatal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter