Carreta com algodão tomba e pega fogo na Padre Manoel da Nóbrega; congestionamento chega a 17km

Segundo informações colhidas no local, o motorista perdeu o controle do veículo em um trecho de curva

Equipes da concessionária Ecovias trabalham no transbordo da carga de algodão para que o conjunto possa ser destombado e removido.

Equipes da concessionária Ecovias trabalham no transbordo da carga de algodão para que o conjunto possa ser destombado e removido. | Reprodução/Artesp

Um grave acidente na madrugada desta terça-feira (17) mobiliza equipes de emergência e causa quilômetros de congestionamento na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055). Uma carreta Volvo FH 500, carregada com algodão, colidiu contra uma mureta de concreto, tombou e pegou fogo na altura do km 255, em Santos, no sentido Leste (Baixada Santista).

Dinâmica do Acidente

O acidente ocorreu por volta das 04h30. Segundo informações colhidas no local, o motorista perdeu o controle do veículo em um trecho de curva. Após o choque contra a barreira de concreto, a carreta tombou, espalhando a carga de algodão pela pista. Devido à natureza inflamável do material, o veículo foi tomado pelas chamas logo em seguida.

@@NOTICIA_GALERIA@@

O Corpo de Bombeiros chegou ao local às 05h15 para o combate ao incêndio. Apesar da gravidade da ocorrência e da destruição do veículo, o condutor da carreta saiu ileso.

Trânsito: 17 km de congestionamento

A operação para retirada da carga e destombamento do veículo é complexa e exige interdições totais intermitentes. Até o final da manhã, o reflexo no tráfego era severo:

  • Congestionamento: O represamento de veículos já atinge 17 quilômetros, estendendo-se do km 272 ao km 255 (sentido Leste).

  • Interdições: A faixa 2 e o acostamento permanecem bloqueados desde o início da ocorrência. Às 11h45, a faixa 1 foi parcialmente liberada, mas novas interdições totais ocorrem para que os guinchos da Ecovias consigam manobrar os semirreboques.

Trabalho de Recuperação

Equipes da concessionária Ecovias trabalham no transbordo da carga de algodão para que o conjunto possa ser destombado e removido. Não há previsão exata para a liberação total da pista, visto que a carga ainda precisa ser totalmente removida para garantir a segurança viária e evitar novos focos de incêndio.

A sinalização no local foi reforçada, e as autoridades recomendam que os motoristas que puderem evitem o trecho ou busquem rotas alternativas.