X

Cotidiano

Carnaval no Centro Histórico de Santos promete muita folia e novidades para a criançada

O evento, além de ser um grande baile carnavalesco a céu aberto, visa o resgate histórico do carnaval santista

Da Reportagem

Publicado em 05/02/2024 às 11:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No sábado de Carnaval, mais uma vez o Carnabonde fará a alegria no Centro Histórico de Santos / Divulgação/PMS

Passada a energia e empolgação dos dois dias de desfile das Escolas de Samba do Santos Carnaval 2024, todas as atenções se voltam para a folia que vai rolar no Centro Histórico de Santos, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com as realizações do 22º Carnabonde e do 2º Carnacentro. 

No sábado de Carnaval, mais uma vez o Carnabonde fará a alegria no Centro Histórico de Santos. O evento, além de ser um grande baile carnavalesco a céu aberto, visa o resgate histórico do carnaval santista, rendendo homenagens àqueles que contribuíram de forma significativa para a festa na Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A 22ª edição do evento, que já se tornou tradição no Município e é reconhecido nacionalmente, prestará homenagem ao bloco ‘Raparigas do Último Gole’, que por décadas animou a folia em Santos, principalmente na região do Gonzaga.

Por volta das 15h30, o bonde especialmente decorado pela equipe do artista plástico André Leahun, contando com as presenças da Corte Carnavalesca e das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS), sairá em cortejo pelas ruas do Centro Histórico.

O trajeto seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, e retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.

CARNACENTRO

Dos dias 11 a 13 de fevereiro, a partir do meio-dia, acontece a 2ª edição do Carnacentro, reunindo as bandas carnavalescas da Cidade, em um circuito que percorrerá as ruas do Centro Histórico.

Além das bandas de Santos, blocos de sucesso de São Paulo e Rio de Janeiro também farão parte da festa. O evento ainda terá como novidade um espaço para criançada, com atrações exclusivas para o público infantil. 

Nos três dias de Carnacentro, de hora em hora, uma banda sairá em cortejo, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, em direção à Praça Rui Barbosa. Depois, os foliões percorrerão as ruas do Comércio, José Ricardo, Tuiuti, Riachuelo, retornando à Praça Mauá.

Já o palco principal, também na Praça Mauá, terá uma atração especial, sempre a partir das 18h. No dia 11, apresenta-se ‘Sargento Pimenta’, bloco que faz sucesso no carnaval carioca, trazendo no repertório versões de canções dos Beatles.

Dia 12, a atração será o bloco carioca ‘Orquestra Voadora’, fazendo uma animada mistura de marchinhas com sambas, rock'n roll, trilhas sonoras de filmes, desenhos animados e música pop em geral.

Fechando a programação do palco principal, dia 13 será a vez do ‘Mulheres de Chico’, bloco 100% feminino que faz uma releitura original do universo musical criado pelo gênio Chico Buarque de Holanda.

PARA A CRIANÇADA

Um corredor da folia para as crianças será especialmente preparado para esta edição do Carnacentro. Na Rua XV de Novembro, entre as ruas Frei Gaspar e Riachuelo, haverá atrações para fazer a criançada pular e dançar à vontade.

No dia 11, o som ficará a cargo da Komboio Cultural apresentando ‘Bloco Zigzaguiá’.

No dia 12, a atração será o grupo ‘Beatles para Crianças’ e no dia 13, o show ficará por conta da ‘Tirolli Band’. As apresentações acontecem nos três dias, a partir das 14h.

Programação Carnacentro

Domingo (11)

13h – Banda White Day

13h45 – Banda Fúria do Paquetá

14h - Komboio Cultural apresenta ‘Bloco Zigzaguiá’ (palco Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda BB do Estuário

15h15 – Banda Skinão do Marapé

16h – Banda Vahia de Abreu

16h45 – Banda Foliões da Ponte

17h30 – Banda Ricardo Pinto

18h – Bloco Sargento Pimenta (palco da Praça Mauá)

18h15 – Banda do Jau

Segunda (12)

13h – Banda do Centro

13h45 – Banda Concentra + Não Sai

14h – Beatles para Crianças (palco Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda do Dragão

15h15 – Banda Vila Mathias

16h – Banda do Jô

16h45 – Banda Acadêmicos Vila Mathias

17h30 – Banda Vila Sapo

18h – ‘Bloco Orquestra Voadora’ (palco da Praça Mauá)

Terça (13)

13h – Banda Só Amigos

13h45 – Banda Carnacachaça

14h - ‘Tirolli Band’ (palco da Rua XV de Novembro)

14h30 – Banda Bebo Mas Não Travo

15h15 – Banda do Saci

16h – Banda da Capela

16h45 – Banda do Chupa

17h30 – Banda Estivadores

18h – Bloco ‘Mulheres de Chico’ (palco da Praça Mauá)

SEGURANÇA

Para garantir a segurança nos quatro dias, todo o entorno da Praça Mauá será cercado e haverá revista dos participantes pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). Os percursos serão monitorados pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura e drone da PM, que ainda contará com efetivo de mais 150 policiais.

Seguindo as recomendações da Polícia Militar, outras medidas serão tomadas para garantir a segurança de todos. Entre elas solicita-se que os responsáveis identifiquem as crianças com crachá ou pulseira, onde constem nome do menor, nome dos pais e telefone de contato. 

Não será permitida a entrada com os seguintes itens:

Qualquer tipo de recipiente de vidro

Coolers, isopores e caixas térmicas

Guarda-chuvas grandes com ponta

Qualquer tipo de lata

Presilhas de cabelo de metal

Substâncias tóxicas

Fogos de artifícios ou artefatos

Espumas de lata

Balões em geral

Materiais ou objetos que podem causar ferimentos

Armas de fogo ou brancas de qualquer tipo ou espécie

Capacete

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Rodovia dos Imigrantes tem estrada 'oculta' e cachoeira magnífica

Porém, é importante dizer que a visitação ao local é proibida, mesmo com algumas pessoas postando fotos e vídeos lá

Nacional

Nunes lidera corrida eleitoral em SP, seguido por Boulos e Tabata

Atual prefeito tem 26% das intenções de voto do eleitorado paulistano; Boulos aparece com 17%, seguido por Tabata, com 10%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter