Carnaval atrai mais de 350 mil pessoas para Bertioga

Uma média de 60 mil foliões passou pelas tendas e acompanhou os blocos de rua durante os dias de folia no Município

Comentar
Compartilhar
20 FEV 201517h21

Mais de 350 mil pessoas estiveram em Bertioga prestigiando o carnaval, que teve atrações para todos os gostos e idades. O número de visitantes baseia-se na coleta de lixo realizada durante os quatro dias de folia de Momo. De acordo com dados da Secretaria de Serviços Urbanos, o Município recolheu, no período, 693 toneladas de lixo. Com base na média nacional de produção de lixo domiciliar, que é de um quilo por pessoa, é possível estimar a quantidade de pessoas que passaram o carnaval na Cidade.

“Agradecemos a todos os envolvidos nessa festa popular. Porém, quem mais contribuiu foi o povo festivo e tranquilo. Tivermos um carnaval seguro, que possibilitou a participação de toda a família. Não registramos nenhuma ocorrência de grande relevância e todos puderam brincar com tranquilidade, graças à ação da Prefeitura, que foi realizada com planejamento”, comemora o prefeito Mauro Orlandini, que acompanhou todos os blocos de rua e visitou todas as tendas montadas na Cidade.

Uma média de 60 mil pessoas passou pelas tendas e acompanhou os blocos de rua durante os dias de folia. Nem mesmo a chuva que caiu durante o desfile de alguns blocos desmotivou o clima de festa, alegria e descontração.

Nas ruas, de sexta a terça-feira, os blocos das Vagabundas, Num Impurra Qué Pió, Bisnetos de Cacique, Banda da Costa e da Ressaca garantiram a folia, arrastando milhares pela Avenida Thomé de Souza, na orla da Praia da Enseada. Em São Lourenço, a animação ficou por conta do tradicional bloco da Solotéia e do Bloco da Véia, que saiu pela primeira vez.

O reinado de Momo começou na sexta-feira, seguindo a tradição, no Jardim Vicente de Carvalho, com a entrega simbólica da chave da Cidade pelo prefeito Mauro Orlandini ao Rei Momo. A alegria foi completada pelos foliões, que acompanhavam o Bloco Bisnetos de Cacique, que nasceu naquele bairro e que todos os anos abre o Carnaval de Bertioga.

A folia também invadiu os bairros – do Centro à Boraceia, onde milhares de foliões acompanharam os bailes nas tendas montadas na Praça de Eventos (Centro), que reuniu nos dias de folia 40 mil pessoas; na Praça da Primavera (Rio da Praia) no carnaval de Pierrô e Colombina, que recebeu quatro mil foliões; e Boracéia, com o Carnaeletrônico (na faixa de areia), que atraiu cerca de 20 mil pessoas; além de trios elétricos nas ruas do Jardim Indaiá e São Lourenço.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Luiz Carlos Pacífico Júnior está comemorando “Realizamos um carnaval família, com atrações para todas as idades, oferecendo aos nossos munícipes e turistas, um bom atendimento e segurança, fatores fundamentais para o sucesso do carnaval”.

Mais de 350 mil pessoas estiveram em Bertioga durante o Carnaval (Foto: Divulgação/PMB)

Segurança

O carnaval deste ano foi  mais tranquilo do que em 2014, segundo informa o secretário de Segurança e Cidadania, Eduardo Silveira Bello, que ressalta que os dias de folia  no Município transcorreram em clima de extrema segurança.

A segurança foi garantida nos locais de desfiles e bailes pelas polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Diretoria de Trânsito. A atuação dos policiais e guardas municipais, inclusive os temporários, foi da melhor qualidade, segundo o secretário. “O empenho de todos contribuiu para um carnaval seguro”, ressaltou lembrando que a 3ª Cia da Polícia Militar de Bertioga foi eleita pela sua atuação, a 8ª melhor do Estado entre os municípios com população acima de 20 mil habitantes.