Continua depois da publicidade
A partir deste mês, a Seduc (Secretaria de Educação) passa a publicar o cardápio diário da alimentação escolar, no Diário Oficial de Santos. Os primeiros dados da merenda já encontram-se na parte oficial da edição desta quarta (3), e serão publicados sempre no início de cada mês.
As informações estão dispostas em quadros com a relação dos alimentos servidos diariamente, conforme o período de permanência do aluno. Para quem frequenta o período integral do ensino fundamental, por exemplo, estão programados o desjejum, almoço e lanche; para o período integral do ensino infantil, a Seduc oferece desjejum, almoço, lanche e jantar.
Diariamente são fornecidas 117 mil refeições aos cerca de 30 mil alunos que frequentam o ensino fundamental e infantil e as creches da rede municipal.
Continua depois da publicidade
Com a publicação mensal da lista de refeições, a Seduc pretende facilitar o acesso dos pais ao que é oferecido às crianças. Além disso, a divulgação serve de estímulo a que a comunidade tome conhecimento e acompanhe o que está acontecendo nas escolas.
Segundo a coordenadora de Merenda Escolar, Sofia Bonna, "a elaboração do cardápio segue critérios que levam em conta aspectos de nutrição e faixa etária”.
Para os pequenos, de zero a 3 anos, por exemplo, o destaque são o leite, papinhas de frutas e sopas de legumes variados. Já a partir desta fase é intensificada a introdução de verduras, legumes e frutas para que a criança crie o hábito de consumi-las.
Continua depois da publicidade