X

Cotidiano

Caravela da Praia de Pernambuco pode se tornar patrimônio de Guarujá

Com mais de 8 metros de altura, a escultura Caravela, do artista plástico de Guarujá, Aldo Ribeiro, poderá ser se tornar um patrimônio oficial da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2021 às 08:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Obra do artista plástico Aldo Ribeiro existe há oito anos e está localizada na Avenida Marjory Prado / DIVULGAÇÃO

Com mais de 8 metros de altura, a escultura Caravela, do artista plástico de Guarujá, Aldo Ribeiro, poderá ser se tornar um patrimônio oficial da Cidade. A obra, que já existe há oito anos e está localizada na Avenida Marjory da Silva Prado, no Pernambuco, deve ser oficialmente doada ao Município.

Para isso, o artista e a Prefeitura formalizarão um termo de doação repassando a obra à Administração Municipal. "A Caravela é uma das esculturas que mais me marcou". Aldo conta que, na construção desta obra feita há oito anos, ele gastou muito sangue e suor. "Nela utilizei quase três toneladas de ferro. Foi necessário também, graxa e óleo, para evitar corrosão". A Caravela tem ainda iluminação a partir de energia solar.

Além disso, a ideia é que Aldo também realize oficinas sobre esculturas na rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). "Já fiz atividades em escolas, atuando também com crianças especiais, e foi muito bonito ver esses alunos fazendo esculturas. Agora estamos avaliando essa nova possibilidade de, juntamente com a Seduc, voltar a desenvolver atividades com os alunos".

Aldo Ribeiro tem 48 anos e há 20 anos confecciona esculturas, que já passam de mil produzidas até hoje. Para suas obras, ele utiliza ferro, inox, alumínio, entre outras sucatas, que nas mãos dele são reaproveitadas e viram arte. "Gosto de fazer obras mais abstratas, daquelas que impressionam".

Para o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, será um grande prazer ter um artista do gabarito do Aldo como parceiro da Municipalidade. "Seja por meio da doação de uma de suas principais obras (Caravela) ou até mesmo por workshops nas escolas, tenho certeza de que nossos estudantes aprenderão muito não só a sua arte, mas também noções de meio ambiente e outros valores".  

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem que fazia 'delivery' de maconha é preso em flagrante em Mongaguá

'Disque Droga' funcionava no bairro Itaguaí e funcionava com divulgação nas redes sociais

Diário Mais

Siga 8 passos para tratar a piscina para evitar casos de dengue

Prática saudável da natação pode ser comprometida se medidas adequadas não forem adotadas para prevenir a proliferação do aedes aegypti

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter