X

Cotidiano

Caravana pelo Exame Obrigatório de Medicina passa por Santos

A favor de que alunos e formados façam exame, Cremesp colhe assinaturas para enviar ao Congresso

Da Reportagem

Publicado em 26/04/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O evento foi realizado na Rua Doutor Othon Feliciano, no Gonzaga / Rodrigo Montaldi/DL

A Caravana pelo Exame Obrigatório esteve ontem na cidade de Santos. A ação tem como objetivo envolver a população na campanha pela obrigatoriedade do Exame para alunos e recém-formados em Medicina, organizada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp), e colher assinaturas para serem enviadas ao Congresso Nacional.

O evento foi realizado na Rua Doutor Othon Feliciano, no Gonzaga, e contou com um posto de coleta de assinaturas e distribuição de materiais informativos.

“O Cremesp realiza o exame terminal facultativamente há 13 anos”, comenta o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. Segundo ele, um levantamento deste exame, que acontece quando o curso termina, mostrou que 50% dos alunos não atingem o mínimo necessário para estarem aptos a exercer a profissão. “Isso gera uma preocupação com os alunos e com a qualidade do ensino nas faculdades de medicina”, diz.

Ainda de acordo com o presidente, 220 escolas médicas abriram nos últimos 20 anos, mas muitas não têm estrutura para ensinar adequadamente os alunos. “Elas não possuem hospital ou convênios com unidades de saúde, por exemplo”, explica Camarim.

Um projeto em tramitação no Senado propõe a obrigatoriedade do exame terminal em todo o País. Para o Cremesp, é possível agregar a esse projeto exames periódicos. “Estamos propondo que sejam inclusos exames periódicos no final do 2º e do 4º ano”, afirma. Esses exames não seriam reprobatório, mas, segundo ele, conseguiria dar aos órgãos competentes a base para realizar melhorias no ensino. “O exame terminal seria reprobatório, nos moldes do que é exigido pela OAB”, complementa.

A caravana já passou por diversas regiões de São Paulo, como: Bauru, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Franca. A meta é atingir 500 mil assinaturas, que podem ser realizadas através do abaixo-assinado nas cidades ou em uma petição online.

“A ação serve para despertar na população a discussão e o sentimento de necessidade para que essa melhoria aconteça”, informa o presidente. “O exame vai garantir a qualidade no atendimento aos pacientes e valorizar os bons profissionais médicos”, reitera. A caravana termina na Praça da Sé, no início de junho.
Ainda segundo o presidente, faculdades e alunos têm se mostrado interessados. “Fizemos uma pesquisa que mostrou que 96% da população do Estado, 91% dos médicos e 83,7% dos formandos que prestaram o último exame facultativo aprovam o exame obrigatório”, finaliza Camarim.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter