Caravana das Oportunidades começa neste sábado pela Vila Nova, em Santos

No local, haverá palestras, oficinas, cursos profissionalizantes e orientações ao público

‘Caravana das Oportunidades’ é o evento que será realizado neste sábado (19), das 10h às 15h, na Vila Criativa Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº), oferecendo à população ações e serviços visando incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e de renda. A iniciativa será realizada de forma itinerante, contemplando toda a Cidade (ver programação), conforme a programação de mutirões do projeto Viva o Bairro. Trata-se de ação integrada entre as secretarias de Governo, Assuntos Portuários, Indústria e Comércio, Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade e Ouvidoria, Transparência e Controle.

No local, haverá palestras, oficinas, cursos profissionalizantes e orientações ao público. Todo o evento contará com intérprete de Libras. Posto do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos será montado para consulta de emprego e cadastro de pessoas que estão na busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Equipes também orientarão a elaborar um currículo. Para isso, interessados devem levar documentos pessoais, incluindo carteira profissional e PIS.

“Essas pessoas serão inseridas no sistema para futuras oportunidades de emprego. Também serão orientadas a se portar em uma entrevista”, explica o chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego, Ronaldo Ferreira Silva, da Secretaria de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio.

Haverá ainda equipe do Sebrae prestando orientações para quem pretende empreender e o Banco do Povo, àqueles que desejam buscar uma linha de crédito para o seu negócio. E mais: orientações sobre direito do consumidor, sobre o SPC e parcelamento de dívidas; cadastro do EJA (Educação de Jovens e Adultos); lazer e serviços.

Confira a programação da Caravana das Oportunidades:

19/01 – Vila Nova – Vila Criativa

29/01 – Piratininga – escola nova

31/01 – Nova Cintra- Escola Rubens Lara

9/02 – Areia Branca – Escola Samuel Leão de Moura

16/02 – Monte Cabrão – Escola Monte Cabrão

16/03 – Marapé – União Imperial

30/03 – Castelo – Escola Maria de Lourdes Borges Bernal

13/04 – Rádio Clube – Vila Criativa

27/04 – São Bento – Bom Prato

16/05 – Caruara – Vila Criativa

25/05 – Bom Retiro – Jardim Botânico

26/05 – Vila Nova – Vila Criativa do Mercado

1°/06 – Vila Progresso – Vila Criativa

15/06 – Ilhéu – Escola Esmeraldo Tarquínio

29/06 – Marapé – UME Padre Chiquinho

6/07 – Morro José Menino – Escola Lúcio Floro