Cão da Guarda Civil de Praia Grande descobre drogas durante abordagem

Substâncias estavam com um adolescente no Bairro Aviação

Comentar
Compartilhar
14 JUN 2019Por Da Reportagem20h01
Porções de maconha e cocaína foram apreendidas graças a um dos cães da Guarda Civil Municipal de Praia GrandeFoto: Divulgação/PMPG

Graças a um dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, porções de maconha e cocaína foram apreendidas na noite de quarta-feira (13) no Bairro Aviação. Inicialmente, havia sido encontrada apenas uma porção com o rapaz, mas a equipe do Canil foi acionada e o cão Kratos acabou localizando mais drogas.

Durante um patrulhamento de rotina pela Rua Rubens Gonçalves de Freitas, uma equipe da Romo (equipe com motos) viu um rapaz em atitude suspeita, que passou a demonstrar nervosismo com a aproximação das motos, tomando sentido contrário ao das equipes. A atitude aumentou ainda mais a suspeita dos guardas que decidiram abordá-lo.

Em revista, foi encontrada uma porção de uma substância semelhante à maconha no bolso da bermuda do rapaz e R$ 46,00. Ele passou a dar versões contraditórias para explicar a origem da substância, alegando inclusive morar em outra cidade e estar apenas visitando um amigo, apesar de não saber informar o endereço e nem o nome do suposto amigo.

Diante da situação, a equipe Romu decidiu solicitar o apoio do Canil e levar o rapaz ao local onde ele foi visto inicialmente, logo que as motos passaram pela rua. Quando o Canil chegou, não demorou muito para que o cão Kratos logo apontasse para um local de terra onde foi encontrada uma sacola com 19 porções de substância semelhante à cocaína e outras seis porções iguais a que havia sido encontrada no bolso do adolescente.

Ele acabou admitindo eu estava no local para vender as drogas e que aguardava um colega chegar para “rendê-lo” em seu posto, já que receberia R$ 120,00 pelo “trabalho”.

O rapaz foi levado para a Delegacia-sede onde foi registrada a ocorrência de tráfico de entorpecentes. 

Participou ainda da ocorrência uma equipe da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), também da GCM, já que um outro rapaz foi abordado suspeito de ser a pessoa que renderia o acusado na venda dos entorpecentes.  

Mais guardas

Em breve, o efetivo da Guarda Civil Municipal de Praia Grande será ampliado. Graças a um concurso público que está em andamento, no segundo semestre, serão contratados 80 novos guardas. Atualmente, 345 homens e mulheres compõem a GCM. 

Entre as atribuições do Guarda Civil Municipal de 4ª Classe estão, por exemplo, a execução de tarefas de patrulhamento, inspeção, vigilância, guarda e proteção das instalações, serviços e bens municipais; prestar colaboração, quando se justificar, a outras entidades públicas como polícias Militar e Civil e órgão de Defesa Civil; além de dar suporte às atividades do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), atuar na aplicação de primeiros socorros, na fiscalização de trânsito, no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos.

Com o aumento do efetivo, a Administração Municipal busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas. 

 

Colunas

Contraponto