X

Cotidiano

Cantareira volta a cair e fecha o mês com metade das chuvas esperadas

O principal manancial de São Paulo chegou a passar 85 dias sem registrar nenhuma baixa - sequência que foi interrompida no início da semana

Publicado em 30/04/2015 às 12:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 5,4 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, voltou a cair 0,1 ponto porcentual após ter se mantido estável por um dia, segundo aponta relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quinta-feira, 30. O reservatório encerra o mês de abril com apenas metade do regime de chuva esperado para o período.

O principal manancial de São Paulo chegou a passar 85 dias sem registrar nenhuma baixa - sequência que foi interrompida no início da semana. Nesta quinta, o sistema opera com 19,9% da capacidade, ante 20% no dia anterior.

Sobre a região do Cantareira choveu pouco nas últimas 24 horas: apenas 0,2 milímetros. Por sua vez, a pluviometria acumulada do mês foi de 45,3 milímetros. O índice representa 50,4% da média histórica de abril, de 89,8 mm.

Considerando o índice negativo do sistema, que passou a ser divulgado pela Sabesp após determinação da Justiça, o nível do Cantareira se manteve com - 9,3% da capacidade, o mesmo do dia anterior.

O Sistema Cantareira voltou a cair 0,1 ponto porcentual após ter se mantido estável por um dia (Foto: Sabesp)

Outros sistemas

Além do Cantareira, o Sistema Guarapiranga, que atende 5,8 milhões de paulistas, também registrou perda no volume armazenado de água. O reservatório teve baixa de 0,2 ponto porcentual e está com 81,8% da capacidade.

Os sistemas Alto Tietê, Alto Cotia e Rio Grande, que juntos abastecem 6,3 milhões de pessoas, se mantiveram estável com 22 3%, 65,5% e 95,6%, respectivamente. No caso do Alto Tietê, o cálculo considera uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água.

Já o Rio Claro foi o único a subir: 1,9 ponto porcentual. O manancial opera nesta quinta com 49,8% da capacidade, contra 47 9% do dia anterior. Sobre a região, a chuva registrada foi de 37 8 mm.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter