Governo SP

Campanha orienta pedestre a não andar pelas ciclovias em Santos

O objetivo é garantir que o trânsito de bicicletas nos espaços projetados especificamente para o tráfego desses veículos não seja afetado pela presença de pessoas

Comentar
Compartilhar
20 MAI 2019Por Da Reportagem17h34
As ciclovias são destinadas ao trânsito de bicicletas e não podem ser usadas por pedestresFoto: Divulgação/PMS

As ciclovias são destinadas ao trânsito de bicicletas e não podem ser usadas por pedestres. Esse é o esclarecimento que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) está fazendo em mais uma campanha educativa que desenvolve em pistas de uso exclusivo de ciclistas.

O objetivo é garantir que o trânsito de bicicletas nos espaços projetados especificamente para o tráfego desses veículos não seja afetado pela presença de pessoas, que muitas vezes caminham por essas pistas ou mesmo sentam nos beirais (no caso das ciclovias ao longo dos canais).

"É um trabalho delicado. É preciso fazer com que aquela pessoa entenda que estar ali representa perigo para ela e para o ciclista, pois pode provocar um acidente", diz a operadora de tráfego Danuza Isidoro de Paula, da equipe do Programa de Educação para o Trânsito da companhia.

Conforme relata, a aproximação de um agente de trânsito causa surpresa. Explicado o motivo da abordagem, o entendimento é imediato e a pessoa se dispõe a encontrar um local adequado para se colocar ou para fazer a travessia da via com segurança, devidamente instruída.

Ciclistas também

Diariamente, um trecho de uma ciclovia é percorrido. A ação já foi desenvolvida em toda extensão das ciclovias do canal 1, Avenida Ana Costa, praia e dos canais 4 e 5. As próximas serão as do canal 6 e da Av. Francisco Glicério.

Com a campanha, é reforçada uma questão básica em matéria de segurança viária: lugar de pedestre é na calçada.  Por outro lado, sempre que observa um ciclista transitando pela via, entre os carros, em uma área onde há ciclovia ou ciclofaixa, a operadora também orienta o usuário da bike a utilizar o espaço correto.

Colunas

Contraponto