A Campanha Julho Amarelo foi um sucesso em Guarujá / Divulgação/Fotos Públicas
Continua depois da publicidade
A Campanha Julho Amarelo foi um sucesso em Guarujá. De 16 a 31 de julho foram realizados exatos 2.475 testes rápidospara o diagnóstico de hepatites, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Saúde da Família (Usafas), Centro de Testagem Acolhimento Prevenção e Tratamento (CTAPT) e postos volantes.
A cor amarela das faixas, bexigas e laços que enfeitaram as unidades de saúde, chamavam a atenção da população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento às hepatites. Durante o período da Campanha foram realizadas diversas ações de conscientização - palestras, testagens, orientações, entre outras atividades.
Continua depois da publicidade
"A Campanha atendeu todas as expectativas, já que tivemos uma grande adesão. Alcançamos o objetivo, que era levar a população às informações sobre a prevenção da hepatite",declarou a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids/Hepatites da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Helena Rodrigues.
Márcia ressalta ainda, que mesmo com o fim da Campanha apopulação pode procurar oCentro de Testagem Acolhimento Prevenção e Tratamento (CTAPT) o ano todo. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8 às 16h30, na Rua Hélio Ferreira, 369 - Jardim Boa Esperança. Telefone 3352-2666.
Continua depois da publicidade
Dia Mundial
No último sábado (28), foi lembrado Dia Mundial de Luta Contra às Hepatites Virais, data instituída em 2010, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Organização as infecções por meio das hepatites B e C chegam a ser responsáveis por 1,34 milhões de mortes ao ano em todo mundo.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E).Causam inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença.
Continua depois da publicidade
A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.